Casa-mãe diz que Opel da Azambuja não é competitiva - TVI

Casa-mãe diz que Opel da Azambuja não é competitiva

Opel ameaça encerrar fábrica da Azambuja

A General Motors (GM) chegou à conclusão que a fábrica da Opel na Azambuja não é competitiva.

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A casa-mãe anunciou a conclusão do estudo que esteve a desenvolver sobre o seu negócio de veículos comerciais ligeiros. O estudo teve como objectivo identificar possibilidades de redução de custos e melhoria na rentabilidade de forma a suportar o plano actualmente em curso que visa fazer regressar a Companhia a um lucro sustentado.

Uma análise à produção do Combo na fábrica de Azambuja, em Portugal, evidenciou uma desvantagem em termos de custo por unidade de 500 euros, quando comparada com a possível produção em fábricas de outras localidades. No entanto, a GM comprometeu-se trabalhar com os representantes dos trabalhadores no sentido de explorar possíveis soluções, sendo que esperam concluir essas discussões até meados de Junho.

«Estamos a enfrentar uma competição cada vez mais agressiva e temos de melhorar de forma contínua a nossa produtividade nas fábricas da Europa Ocidental para reduzir os nossos custos operacionais e assegurar o futuro de nosso negócio. Juntamente com os representantes dos nossos trabalhadores procuraremos soluções», disse Carl-Peter Forster, Presidente da General Motors Europa.

Eric Stevens, Vice-Presidente da GM Europa para a área industrial, disse: «Eu reconheço o esforço da equipa de Azambuja no sentido de aumentar a competitividade da fábrica num contexto difícil. Infelizmente, nem todos os elementos que compõem os custos de produção estão sob o seu controle directo. Focaremos os nossos esforços durante as próximas semanas na análise, com os stakeholders, de outras questões estruturais, para determinar qual é a melhor forma de agir e, como sempre, manteremos os nossos trabalhadores informados em primeira mão.»
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