Venda de automóveis ligeiros cai 3,4% - TVI

Venda de automóveis ligeiros cai 3,4%

Opel Corsa

O mercado nacional de veículos ligeiros registou em Agosto uma queda de 3,4% face ao mês homólogo do ano anterior.

Relacionados
Segundo os dados da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), foram vendidos 15.032 veículos no mês passado.

Os veículos ligeiros de passageiros registaram um ligeiro acréscimo de 0,7% enquanto que o mercado de veículos comerciais registou uma contracção de 15,9%.

«Esta evolução no mercado de ligeiros contraria, assim, a tendência de crescimento observada nos três últimos meses e que não pode ser dissociado da entrada em vigor, a 1 de Julho, da Reforma da Tributação Automóvel», refere a ACAP.

Por outro lado, o volume de negócios no comércio a retalho, a preços constantes e corrigido da sazonalidade, registou em Julho uma taxa de variação homóloga de menos 0,9%. Outros indicadores, como o aumento das taxas de juro, incluindo do crédito à habitação, e a recente agitação nos mercados financeiros, têm-se constituído como elementos que diminuem a confiança das famílias e das empresas.

Em termos acumulados, foram vendidos nos primeiros oito meses do corrente ano 189.733 veículos ligeiros, o que corresponde a um acréscimo de 4,7%.

Olhando para os ligeiros de passageiros, foram comercializados 11.775 veículos em Agosto e 141.937 desde o início do ano, o que corresponde a um aumento acumulado de 1,6% face ao período homólogo do ano anterior.

Venda de carros comerciais dispara 15% este ano

A venda de automóveis comerciais ligeiros disparou este ano, face ao ano passado.

Um aumento de 15,4% nas vendas dos primeiros oito meses do ano colocou o número total vendido nas 47.796 unidades. Um disparo que nem mesmo a queda registada no mês de Agosto chegou para anular. No mês passado foram vendidas 3.257 unidades, menos 15,9% que no mesmo mês de 2006.

A Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) justifica esta queda, à semelhança do que aconteceu no mês anterior, à «forte antecipação de compras registada em Junho passado (+104,2%), associada à entrada em vigor da nova fiscalidade automóvel em 1 de Julho do corrente ano».

Já no mercado de pesados, em Agosto de 2007 foram comercializas em Portugal 465 unidades, o que corresponde a um aumento de 51,0% face ao mês homólogo do ano anterior. Quanto às vendas acumuladas nos primeiros oito meses de 2007, verificou-se uma variação homóloga de mais 4,7%, tendo sido vendidas 4.085 unidades.

«Importa registar que o comportamento do mercado de pesados face a período homólogo do ano anterior encontra-se fortemente influenciado pelo efeito base resultante da alteração da sazonalidade em 2006», conclui a ACAP.
Continue a ler esta notícia

Relacionados