Mais de 50% dos portugueses prefere pagar em dinheiro - TVI

Mais de 50% dos portugueses prefere pagar em dinheiro

Dinheiro

Consumidores nacionais não são adeptos das transferências

Relacionados
Mais de metade dos portugueses preferem pagar em dinheiro quando fazem compras de valor superior a 100 euros.

A conclusão é de um estudo divulgado esta terça-feira pelo Eurostat, o instituto de estatísticas da União Europeia, segundo o qual 36% prefere pagar com cartão de crédito/débito e apenas 8% dos portugueses dá preferência ao cheque como forma de pagamento.

O mesmo estudo apresenta também dados dos outros países da União. Assim, em média, na União Europeia a 25, em 2005, 49% das pessoas preferia pagar a dinheiro, 36% com cartão, 7% com cheque e 5% por transferência postal ou bancária (esta modalidade não granjeou qualquer adepto em Portugal).

No que se refere ao pagamento a dinheiro, as taxas mais elevadas couberam à Grécia (95%), Polónia (75%) e Chipre (70%). Já nos cartões, lideraram a Suécia (62%), Holanda (61%) e Luxemburgo (59%).

Apenas na França (35%), Malta e Reino Unido (13% cada) e Irlanda (11%) o cheque foi o preferido por mais de 10% dos inquiridos. No que se refere às transferências bancárias e postais, o Eurostat sublinha as percentagens relativamente elevadas registadas na Áustria (29%) e Holanda (23%).

O Eurostat analisou também o número de caixas Multibanco (ATM) nos Estados-membros para os quais existiam dados disponíveis, e concluiu que a vizinha Espanha lidera, com 125, por cada 100 mil habitantes. Portugal surge logo em segundo lugar com 107 e a Eslovénia com 74. No outro extremo, a Polónia e a Roménia só têm 20 cada e a República Checa apenas 23.
Continue a ler esta notícia

Relacionados