Madoff terá falsificado resultados que apresentou aos clientes - TVI

Madoff terá falsificado resultados que apresentou aos clientes

Madoff

Fraude tem afectado várias instituições financeiras

Relacionados
O gestor detido por alegada fraude de 50 mil milhões de dólares, Bernard Madoff, terá falsificado a contabilidade da sociedade que detinha para esconder dos investidores as perdas massivas, segundo fonte ligada à liquidação da empresa.

Os investigadores encontraram vários conjuntos de livros de contabilidade com contas diferentes, segundo Stephen Harbeck, o presidente da Securities Investor Protection Corporation (SIPC), avança a Lusa.

Esta organização, responsável por proteger os interesses dos clientes de correctoras que abram falência ou utilizam indevidamente os fundos destes, tem a seu cargo a liquidação da sociedade de Bernard Madoff.

Um destes conjuntos teria os registos reais das contas da sociedade de Bernard Madoff, a Bernard L. Madoff Investment Securities LLC's, com as perdas gigantescas da sociedade, enquanto que o outro conjunto seria o mostrado aos investidores.

«É obvio que os documentos que os clientes viram não reflectiam o que na realidade da sociedade correctora», afirmou Stephen Harbeck, demonstrando ainda a convição que a sua organização ainda tinha apenas tocado «na superfície» do que na realidade seria o estado da sociedade.

Um tribunal federal norte-americano ordenou segunda-feira a liquidação da sociedade correctora, sob orientação de de um regulador nomeado, após a detenção do gestor e ex-presidente do Nasdaq, Bernard Madoff, por ter alegadamente montado uma fraude que lesou os seus clientes em 50 mil milhões de dólares (cerca de 38 mil milhões de euros).

A Securities Investor Protection Corporation, pode atribuir até 500 mil euros a cada cliente, caso se prove que o seu dinheiro foi roubado, dispondo de apenas 1,6 mil milhões de dólares para realizar estas compensações.
Continue a ler esta notícia

Relacionados