Sindicatos pedem aumento salarial de 4% para 2009 - TVI

Sindicatos pedem aumento salarial de 4% para 2009

Função Pública: Sindicatos e Governo ainda sem acordo

Funcionários públicos perdem em 8 anos mais de 11% do poder de compra

Relacionados
Os sindicatos da Função Pública pedem um aumento salarial de 4% para o próximo ano. A proposta é da Frente Sindical, que engloba o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), o Sindicato Nacional dos Professores Licenciados, o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), o Sindicato dos Enfermeiros e o Sindicato dos Profissionais de Polícia.

De acordo com o dirigente do Sindicatos dos Quadros Técnicos do Estado (STE), Bettencourt Picanço, que falou em nome da frente sindical, a proposta é «de um valor mínimo», que só não é maior devido «ao momento que o País está a atravessar».

O valor proposto tem em conta a perda do poder de compra que, provavelmente, os funcionários públicos registarão este ano, já que, apesar de o Governo ter decidido um aumento salarial de 2,1%, em linha com a sua previsão de inflação, a mesma deverá, de acordo com as previsões do Banco de Portugal (BdP), ficar nos 3%.

Além disso, a reivindicação tem ainda em atenção a previsão do BdP para o crescimento da economia em 2009, de 1,3%, para o aumento da produtividade, de 0,9% e para a inflação, de 2,5%.

Segundo as contas dos sindicatos, os funcionários públicos perderem 11,2% do poder de compra entre 2000 e 2008.
Continue a ler esta notícia

Relacionados