Saiba as profissões com mais saída - TVI

Saiba as profissões com mais saída

No trabalho

Ainda há empresários a querer aumentar quadros

Relacionados
Há boas notícias, apesar do sentimento de incerteza generalizado: ainda há uma importante percentagem de empresários que pretende aumentar os seus quadros em 2009. Saiba quais as profissões com mais saída, de acordo com o «Guia Salarial» da empresa de recursos humanos Hays, que se debruçou sobre as condições salariais e o mercado global de trabalho em Espanha e Portugal.

Entre as áreas com mais saída, destacam-se os sectores de tecnologia de informação (54,9%) e banca (40%), logo seguidos de construção e engenharia (35,5%), vendas e marketing (34,2%), contabilidade e finanças (33,9%) e farmacêutica (31,6%).

Dentro destes sectores, os perfis mais procurados este ano serão os profissionais das áreas de crédito e cobranças em contabilidade e finanças. Na banca, haverá uma maior aposta no recrutamento de profissionais em áreas mais técnicas, nomeadamente na área de fundos de investimento alternativos.

Metade dos deputados em part-time

Bom salário, bom emprego... e sem licenciatura

Na construção e engenharia, a Hays prevê uma preponderância cada vez maior para a procura de profissionais polivalentes nas suas tarefas. «Um bom exemplo disto são os mecatrónicos, na área automóvel, cada vez mais procurados em detrimento dos tradicionais mecânicos e electricistas».

Vendas e marketing procuram frequentemente operacionais e mais juniores

As previsões para a farmacêutica indicam que a área comercial da informação médica continuará a revelar uma preocupação com a valorização dos seus quadros, e os perfis de gestão de unidades de negócio e áreas de marketing continuarão a ter uma procura assinalável.

Relativamente ao mercado de vendas e marketing, a procura centrar-se-á em perfis operacionais e os mais juniores vão continuar a ser frequentemente recrutados, no sector de distribuição, e poderá registar-se um ligeiro aumento da procura de perfis comerciais.

O crescente investimento e desenvolvimento da Internet deverá aumentar a procura de «web managers», na área de serviços e estudos de mercado.

Finalmente, «em tecnologia de informação prevê-se a procura de perfis como «developers Java», «account» e «key accounts», e ainda de consultores de BI e processos, que deverá evoluir de forma regular, mas consolidada».

Profissionais altamente qualificados continuarão a ser bastante solicitados

Desta forma, apesar da diminuição no recrutamento de novos quadros, os profissionais altamente qualificados e com alto nível de especialização e conhecimento do sector continuarão a ser bastante solicitados.

A recrutadora estima que, este ano, se acentue a importância das componentes variáveis em todos os sectores, como mecanismo de negociação salarial.

Ainda que grande parte dos inquiridos considerem que o seu salário não se ajusta às funções que desempenham, a maioria dos sectores registou um aumento salarial em 2008. A componente variável e os benefícios não-salariais continuam a ser considerados como uma ferramenta muito importante na hora de reter e atrair o talento de novos profissionais para as empresas. «A maioria tem em conta estes benefícios quando analisam propostas de trabalho», adianta a Hays.

Experiência é o factor mais valorizado pelos empregadores

O clima de instabilidade na economia mundial influenciou o mercado de recrutamento: por um lado, os empregadores estudam mais cuidadosamente os seus processos de selecção e, por outro, os candidatos mostram-se mais reticentes em mudar para novos projectos, exigindo mais segurança.
Continue a ler esta notícia

Relacionados