Estado paga renda de milhões por edifícios que vendeu - TVI

Estado paga renda de milhões por edifícios que vendeu

Dinheiro

Ministério da Justiça já arrecadou mais de 230 milhões pela venda de património

Relacionados
O Ministério da Justiça (MJ), no âmbito do programa de alienações lançado no ano de 2006 pelo então ministro Alberto Costa, vendeu, entre muito outro património, os estabelecimentos prisionais (EP) de Lisboa e de Pinheiro da Cruz, por 60 e 81 milhões de euros, respectivamente.

No entanto, continuou a ocupar ambos os edifícios, passando de dono a inquilino. Agora, paga todos os meses uma renda que, em conjunto, supera os sete milhões de euros anuais, escreve o «Diário de Notícias». Desconhece-se até quando, uma vez que nenhum concurso público está a decorrer para a construção dos edifícios substitutos.

Se a actual situação se prolongar, todo o dinheiro recebido pela venda dos imóveis acaba dissipado nas rendas mensais, o que corresponde, anualmente, a 5% do valor de venda, havendo o risco de nada sobrar para suportar a construção de novas prisões.

Note-se que o Ministério da Justiça já arrecadou mais de 230 milhões de euros pela venda de património, contando-se os estabelecimentos prisionais de Lisboa e de Pinheiro da Cruz, por mais de 140 milhões, no total.
Continue a ler esta notícia

Relacionados