Gmail aberto a todos os utilizadores a partir de hoje - TVI

Gmail aberto a todos os utilizadores a partir de hoje

Casalinho e computador

A subscrição de contas de e-mail grátis do Google, no gmail.com, estão a partir de hoje abertas a todos os cibernautas, um serviço que desde o lançamento, em 2004, funcionava apenas através de convite entre utilizadores.

Relacionados
Qualquer utilizador interessado pode aceder ao serviço de mail do Google.

e registar-se para ter uma conta com 2,8 gigabytes de espaço para as suas mensagens electrónicas.

O levantamento das restrições de registo de contas é um passo importante para o serviço de mail do Google, que está em funcionamento desde 01 de Abril de 2004, refere a «Lusa».

Mesmo assim, o Google vai manter o serviço em versão de teste (beta), um sinal de que ainda há desenvolvimentos a fazer.

Segundo um dos fundadores do serviço de e-mail, Sergey Brin, era importante a abertura do Gmail a todos os utilizadores, já que associados ao serviço estão produtos chave para a empresa, como mensagens instantâneas ou agendas pessoais.

«Muitos dos utilizadores mantêm-se ligados ao Gmail enquanto fazem pesquisas no Google, o que permite aos engenheiros da empresa saber mais sobre as preferências de cada utilizador, ajudando a responder com resultados de pesquisas mais relevantes», explicou ainda.

O Google investiu, em 2006, 1,9 mil milhões de dólares no serviço de e-mail, grande parte deste montante em unidades de armazenamento adicionais para alojar todas as mensagens dos utilizadores.

Com a nova capacidade de armazenamento, o Google vai começar a vender espaço extra aos utilizadores que necessitem de uma caixa de e-mail com mais de 2,8 Gb, confirmou Sergey Brin.

A empresa ainda não definiu a tabela de preços para o armazenamento extra do Gmail, mas segundo Sergey Brin, os valores serão semelhantes aos utilizados para o serviço de fotografia do Google, que cobra 25 dólares/ano por 6,25 Gb e 500 dólares/ano por 250 Gb.

«Não podemos estar a dar tudo gratuitamente», disse Sergey Brin.

O Google tenta obter receitas no gmail através da monitorização dos conteúdos das mensagens para lhes associar anúncios Google com assuntos potencialmente interessantes. Esta característica preocupa alguns dos utilizadores do gmail, mas não impede que o serviço continue a crescer rapidamente e a ganhar mais clientes.

O Gmail é o terceiro maior serviço de e-mail gratuito com grande capacidade de armazenamento, mantendo-se atrás dos dois líderes de longa data: o Yahoo Mail e a Microsoft Hotmail.
Continue a ler esta notícia

Relacionados