Pensionistas vão pagar mais por vários remédios - TVI

Pensionistas vão pagar mais por vários remédios

Comprimidos [Arquivo]

Os medicamentos vendidos nas farmácias passam a partir desta quinta-feira a ter novos preços. Todos os remédios vão baixar o seu custo em 6% mas, ao mesmo tempo, o Estado reduz as comparticipações.

Relacionados
No conjunto das duas medidas o Ministério da Saúde garante que os portugueses vão poupar 13 milhões de euros. Contudo, há quem saia prejudicado: os utentes que integram o regime especial (pensionistas com reformas abaixo do salário mínimo), que, em muitos casos, vão passar a pagar mais por cada remédio, noticia o «Diário de Noticias».

O grande beneficiário desta mudança, que integra as medidas com vista à redução do défice na Saúde, é o próprio Estado. No reverso da medalha, são os pensionistas que menos partido tiram desta mudança de preços. De acordo com as previsões da tutela, até ao final do ano, os cofres públicos vão conseguir poupar 115 milhões de euros. Já para os utentes, as contas não são assim tão favoráveis.

Se a decisão do Ministério da Saúde de reduzir em 6% o preço de venda ao público de todos os medicamentos beneficia também os doentes, esta baixa é atenuada porque os Estado passa a pagar menos em comparticipações. Uma redução que varia entre 1% e 5%, consoante os escalões.
Continue a ler esta notícia

Relacionados