Baker diz «não há fórmula mágica» para resolver crise no Iraque - TVI

Baker diz «não há fórmula mágica» para resolver crise no Iraque

Iraque

O antigo secretário de Estado norte-americano James Baker, co-presidente do grupo independente de estudo sobre o Iraque, divulgou esta quarta-feira o seu relatório, declarando não existir «uma fórmula mágica» para resolver a crise no Médio Oriente.

Relacionados
«A política norte-americana deverá ir além da simples visão estratégico-militar, se quiser dar ao governo iraquiano uma hipótese de êxito», avançou a Lusa.

James Baker apelou ainda aos responsáveis da administração no sentido de tentar «um compromisso construtivo e activo com todos os países interessados em evitar o caos no Iraque», mencionando expressamente a Síria e o Irão.

Para os responsáveis iraquianos, o relatório foi considerado de «injusto», em palavras do deputado curdo Mahmud Uthman, segundo o qual «os Estados Unidos, enquanto potência ocupante, são responsáveis pelo país ao abrigo das Convenções de Genebra».

Na mesma linha, para Bassam Ridha, conselheiro do primeiro- ministro iraquiano, o xiita Nuri al-Maliki, a Casa Branca tem de continuar a apoiar o governo de Bagdad «até ao fim».
Continue a ler esta notícia

Relacionados