CDS-PP quer referendo sobre aborto para Janeiro - TVI

CDS-PP quer referendo sobre aborto para Janeiro

cds-pp_big

O CDS-PP, através do vice-presidente da bancada Pedro Mota Soares, defendeu esta quarta-feira que o aborto deverá realizar-se «o mais rapidamente possível», em Janeiro.

Relacionados
A posição do dirigente da bancada do CDS-PP foi assumida em reacção à decisão do Tribunal Constitucional (TC), que aprovou por maioria a pergunta do referendo sobre despenalização do aborto, avançou a Lusa.

Após a decisão do TC, o Presidente da República, Cavaco Silva, tem 20 dias para decidir se convoca ou não a consulta, que terá de ser agendada para entre 40 e 180 dias depois.

«Ultrapassada a apreciação pelo TC, entendo que o processo para a concretização do referendo não deve ser prolongado», afirmou Pedro Mota Soares, acrescentando ser sua preferência que a consulta nacional se realize «o mais rapidamente possível, em Janeiro».

Pedro Mota Soares referiu ainda que «é tradição» o Presidente da República consultar os partidos sobre o processo para a concretização do referendo.

A pergunta que será submetida aos portugueses foi aprovada em Outubro, na Assembleia da República, tendo merecido a abstenção do CDS- PP. Pedro Mota Soares sublinhou que «o CDS-PP criticou a pergunta aprovada no Parlamento do ponto de vista político e não do ponto de vista jurídico».
Continue a ler esta notícia

Relacionados