BPN encerrou 3º trimestre com saldo negativo de 65,4 milhões - TVI

BPN encerrou 3º trimestre com saldo negativo de 65,4 milhões

BPN

Números não têm em conta prejuízos de 700 milhões

Relacionados
O Banco Português de Negócios (BPN), recentemente nacionalizado pelo Governo, fechou o terceiro trimestre com um resultado negativo de 65,4 milhões de euros, revela o balanço da instituição, que esta terça-feira publicado em Diário da República.

Segundo as contas publicadas na referida publicação oficial, este valor compara com um resultado positivo de 14 milhões de euros no final do terceiro trimestre do ano passado, avança a «Lusa».

O balanço revela ainda que o passivo do BPN ascendia a 7,3 mil milhões de euros no final de Setembro, face a 6,2 mil milhões um ano antes.

Para o aumento do passivo contribuiu uma subida de 234 milhões de euros nos passivos subordinados e de 94 milhões de euros na rúbrica outros passivos.

Por sua vez, valor líquido do activo do banco ascendia a 7,6 mil milhões de euros, face a 6,5 mil milhões um ano antes.

No mesmo período, o capital próprio do banco deteriorou-se, passando de 367 milhões de euros para 342 milhões de euros.

Estes números não têm ainda em conta os prejuízos de 700 milhões de euros que, segundo o Banco de Portugal, a anterior administração do BPN (liderada por José de Oliveira e Costa) ocultou dos supervisores, através do Banco Insular de Cabo Verde, uma instituição que controlava de forma clandestina através de sociedades «off-shore».

Foram estas imparidades que, uma vez descobertas, levaram o banco a uma situação de colapso que ditou a sua nacionalização.
Continue a ler esta notícia

Relacionados