BPN: CDS-PP entrega pedido de constituição de comissão de inquérito - TVI

BPN: CDS-PP entrega pedido de constituição de comissão de inquérito

Nuno Melo no Parlamento

«Queremos que se saiba tudo» diz Nuno Melo

Relacionados
O CDS-PP vai entregar quinta-feira uma proposta de constituição de uma comissão de inquérito parlamentar no âmbito das irregularidades encontradas no Banco Português de Negócios (BPN) e que levaram à nacionalização do banco.

«Queremos que se saiba tudo», afirmou esta quarta-feira o deputado do CDS-PP, Nuno Melo, no Parlamento, onde o PS chumbou os requerimentos do Bloco de Esquerda e do PCP, que pediam a audição dos ex-responsáveis pela gestão do BPN, entre eles, Dias Loureiro, que, por carta, se disponibilizou a ir à Assembleia da República.

«Caberá à maioria socialista não inviabilizar a comissão de inquérito» sobre o BPN, afirmou Nuno Melo, aos jornalistas, à saída do debate, avançou a «Lusa».

Na reunião da comissão de Orçamento e Finanças, o deputado do CDS-PP pediu que o PS se pronunciasse sobre o sentido de voto para a constituição da comissão de inquérito, o que não aconteceu.

Ainda antes, o deputado do PS, Vítor Batista, tinha voltado a defender que as «explicações têm que ser dadas nos locais de investigação» e não no Parlamento, que «funciona num quadro de responsabilização política».

O deputado socialista levantou dúvidas sobre o que ganhou o Parlamento com a comissão de inquérito às entidades reguladoras, defendendo que «agora acontecia exactamente» o mesmo.

Dos partidos da oposição chegaram várias críticas ao PS.

Francisco Louça, do Bloco de Esquerda, considerou que esta posição do PS é um «abuso de poder contra a democracia» e questionou os socialistas sobre «o que querem tapar?».

O deputado disse ainda «estranhar» que o PS acuse a líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, de um silêncio cúmplice em relação ao BPN e inviabilize agora a audição dos ex-gestores do BPN.
Continue a ler esta notícia

Relacionados