OE 2008: Despesas do ministério de Mário Lino caem mais de metade - TVI

OE 2008: Despesas do ministério de Mário Lino caem mais de metade

Mário Lino

A despesa do ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações ronda os 449,2 milhões de euros para o próximo ano.

Relacionados
Este valor representa uma quebra de 53,2 por cento face ao ano passado, em que se situou nos 969 milhões de euros. Na base deste decréscimo está, segundo a proposta de Orçamento de Estado para 2008, a não inclusão das transferências para as Estradas de Portugal, na sequência do novo modelo de financiamento.

De acordo com o documento, no sector rodoviário, estão previstas a realização de certas obras, nomeadamente «intervenções para a eliminação de estrangulamentos no transporte ferroviário de mercadorias e construção de ramais de acesso a portos, à rede nacional de plataformas logísticas, a indústrias e serviços, de que são exemplos a ligação ferroviária do Porto de Aveiro à Linha do Norte, incluindo a construção da plataforma logística associada de Cacia, e a ligação da Linha do Sul ao complexo siderúrgico do Seixal na zona da Estação de Coina».

Portagens nas SCUT avançam em 2008

No sector rodoviário, além da nova natureza societária da EP, deverão em 2008 «estar concretizadas todas as alterações contratuais decorrentes da introdução de portagens nas concessões SCUT Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata».

Aeroporto de Lisboa arranca assim como privatização da ANA

A par da expansão da área de influência do Aeroporto de Faro ao sul da Andaluzia, será concluída a construção do novo aeroporto de Beja e será dada sequência ao processo de construção do Novo Aeroporto de Lisboa, em articulação com a privatização da ANA.

Ao mesmo tempo, está previsto a continuação das «obras de expansão de capacidade da Portela até ao seu limite último, de modo a acomodar o aumento do tráfego em demanda até 2017, data de entrada do Novo Aeroporto de Lisboa».
Continue a ler esta notícia

Relacionados