UE: Schroeder e Tony Blair debatem em Berlim crise europeia - TVI

UE: Schroeder e Tony Blair debatem em Berlim crise europeia

Tony Blair

O chanceler alemão, Gerhard Schroeder, e o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, reúnem-se na segunda- feira, em Berlim, para debater a crise gerada pelo «não» à Constituição Europeia na França e na Holanda, refere a Lusa.

Relacionados
Berlim defendeu a continuação do processo de ratificação do Tratado Constitucional Europeu, mesmo depois do resultado negativo dos referendos na França e na Holanda, enquanto Londres decidiu suspender o referendo, cuja realização tinha anunciado, embora sem data marcada.

De acordo com a agência de notícias, não se prevê que Schroeder e Blair se pronunciem sobre uma eventual solução para a crise constitucional, três dias antes da Cimeira Europeia de 16 e 17 em Bruxelas, a última sob presidência luxemburguesa.

Também não é de esperar que da Chancelaria Federal saia a fórmula para resolver o problema da aprovação do orçamento comunitário para 2007-2013, porque também aqui Londres e Berlim não têm opiniões coincidentes.

Na semana passada, Schroeder anunciou que a Alemanha «está disposta a fazer compromissos» na questão do orçamento, «mas só se todos se moverem», um claro recado à Grã-Bretanha para abdicar do desconto (cheque britânico) nas contribuições para Bruxelas, actualmente de cerca de 4,6 mil milhões de Euros por ano.

Blair declarou posteriormente, na Câmara dos Comuns, que o desconto concedido pela UE à Grã-Bretanha desde 1984, a título de compensação por atribuir menos subsídios agrícolas, é inegociável.

«Não vamos negociar sobre isso, e ponto final», vincou o chefe do governo britânico, reduzindo assim as esperanças de a UE conseguir um acordo orçamental antes de encerrar a presidência luxemburguesa da UE, e de iniciar, a 01 de Julho, a presidência britânica.
Continue a ler esta notícia

Relacionados