Lucros da Sonae Indústria caem 86% para 6 milhões - TVI

Lucros da Sonae Indústria caem 86% para 6 milhões

Sonae

(Notícia actualizada)

Relacionados
Os lucros da Sonae Indústria registaram uma quebra de 86%, no 1º semestre, para os 6 milhões de euros, face a igual período do ano passado, tendo registado na altura 45 milhões de euros.

O EBITDA total atingiu 126 milhões de euros, enquanto o EBITDA recorreu registou um decréscimo de 49% para os 79 milhões de euros.

«Durante o 2º trimestre enfrentamos uma nova redução na actividade de construção, tendência que já se vinha a verificar desde o fim de 2007. Esta retracção fez-se sentir em quase todos os países em que operamos. Consequentemente, houve uma redução da procura de produtos derivados de madeira o que, como seria de esperar, afectou negativamente as nossas operações e a rentabilidade», revela em comunicado.

Para responder a esta quebra de lucros, a empresa liderada por Carlos Bianchi de Aguiar, está a implementar uma estratégia de adaptação da oferta à procura de clientes, com o objectivo de reduzir a estrutura de custos fixos.

«Concentramos a produção nas fábricas mais eficientes, e por conseguinte, foram paradas por tempo indeterminado duas linhas de produção, uma na Europa Central e outra na Península Ibérica. Iniciamos um programa de redução de custos do qual já resultaram alguns benefícios neste trimestre», adianta o documento.

Matérias-prima caras

Os resultados, segundo a empresa, foram ainda penalizados pelo aumento dos custos dos químicos que, de acordo com a mesma, «não diminuíram tanto quanto era expectável porque o aumento do preço da ureia quase que compensou a descida do preço do metanol», acrescentando ainda que «apesar dos custos das matérias-primas estarem em níveis muito elevados, as condições de mercado impediram os produtores de subirem os preços. Mesmo nestas condições, conseguimos alcançar as margens que tínhamos obtido no trimestre anterior».

As acções da empresa fecharam inalteradas nos 2,71 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados