Governo e parceiros decidem terça-feira aumento do SMN - TVI

Governo e parceiros decidem terça-feira aumento do SMN

Vieira da Silva1

O Governo e os parceiros sociais voltam esta terça-feira à mesa das negociações em sede de concertação social para aquela que será a última reunião para decidir a revisão do Salário Mínimo Nacional (SMN).

Relacionados
Fonte do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social disse à agência «Lusa» que a reunião está marcada para terça-feira, depois de o encontro agenda do para esta semana ter sido adiado por motivos de agenda.

Após duas reuniões no Conselho Económico e Social e de encontros bilaterais, terça-feira será o dia decisivo para a apresentação de um acordo tripartido que defina o aumento do Salário Mínimo para os próximos três anos.

Caso não seja possível um consenso entre todos os parceiros sociais, o Governo decidirá o aumento do SMN, mas o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva, tem-se manifestado optimista quanto à possibilidade de um acordo tripartido.

Conhecidos apenas os valores de actualização propostos pelas centrais s indicais, é certo que a revisão do Salário Mínimo passará por uma evolução progressiva até 2009, tal como foi assumido pelo primeiro-ministro.

Esta semana, o secretário-geral da UGT, João Proença, avançou com a possibilidade de o SMN ter aumentos semestrais, em Janeiro e Junho, até 2009, mas e scusou-se a adiantar mais pormenores.

Actualmente, o SMN tem o valor de 385,90 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados