Janeiro foi o mais seco do último século em algumas regiões portuguesas - TVI

Janeiro foi o mais seco do último século em algumas regiões portuguesas

Portugal atravessa tempos de seca

O passado mês de Janeiro foi o mais seco dos últimos 100 anos nalgumas regiões, como Lisboa e Évora, segundo dados divulgados à Agência Lusa pelo presidente do Instituto de Meteorologia (IM).

"Lisboa e Évora tiveram zero em valor de precipitação em Janeiro, o que não se verificava desde 1901", explicou o presidente do IM, Adérito Serrão.

No caso de Lisboa, o anterior mínimo histórico observado tinha sido nos anos 60, quando se registaram apenas dois milímetros de precipitação.

Outras zonas estão também a atingir valores iguais àqueles que são os seus mínimos históricos em termos de precipitação, como é o caso de Vila Real de Santo António ou Portalegre, ambas com zero milímetros.

Estes valores tinham sido registados pela última vez há quase 40 anos em Vila Real de Santo António e há mais de 24 anos em Portalegre.

Este mês, a quantidade de precipitação ocorrida foi inferior a 20 por cento do normal em todo o território continental.

Para os próximos nove dias, as previsões apontam para a continuação de tempo seco, embora haja a possibilidade de chuva fraca a partir de domingo ou segunda-feira na zona noroeste do país, segundo disse à Lusa o presidente do IM.

"Mas esta probabilidade de ocorrência de precipitação fraca tem ainda de ser confirmada", acautelou.
Continue a ler esta notícia