Desemprego: Sócrates lembra que descida é a maior desde 2000 - TVI

Desemprego: Sócrates lembra que descida é a maior desde 2000

Primeiro Ministro

«Estamos perante uma boa notícia», disse

Relacionados
O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou esta sexta-feira que a descida da taxa de desemprego homóloga de 8,4 para 7,6 por cento, menos 0,8%, foi a maior dos últimos oito anos em Portugal.

De acordo com a agência «Lusa», as declarações de José Sócrates foram proferidas em conferência de imprensa, na cimeira entre União Europeia e América Latina e Caraíbas.

«Estamos perante uma boa notícia», reagiu o chefe do Governo, referindo que a descida da taxa homóloga do desemprego em 0,8% «já não se verificava desde 2000».

«Mas, além da taxa de desemprego homóloga, desceu também a taxa de desemprego em cadeia. No anterior trimestre, Portugal registou uma taxa de desemprego de 7,8% e agora registou uma taxa de 7,6%», sublinhou.

De acordo com o primeiro-ministro, em Portugal «houve uma redução do número de desempregados do ano passado para este ano, comparando os primeiros trimestres de 2007 e 2008».

«Mas tivemos também uma redução do número de desempregados entre o último trimestre de 2007 e o primeiro trimestre deste ano. Encaramos estas boas notícias com realismo, porque o desemprego é o problema social mais importante», declarou José Sócrates.

97 mil novos empregos

Na perspectiva do primeiro-ministro, apesar de Portugal ter registado um «bom resultado» no domínio do emprego, o Governo «quer ir mais além».

«Não estamos satisfeitos ainda. Mas estes números confirmam uma boa política no campo do combate ao desemprego que começa a dar os seus resultados», sustentou.

De acordo com o primeiro-ministro, apesar de a conjuntura internacional ser desfavorável nos últimos três anos, «a economia portuguesa já criou entre Março de 2005 e Março de 2007 97 mil empregos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados