«Dinheiro da Segurança Social aplicado no BPN nunca esteve em risco» - TVI

«Dinheiro da Segurança Social aplicado no BPN nunca esteve em risco»

Vieira da Silva

Valores são elevados mas voláteis

Relacionados
O Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS), que gere o dinheiro das contribuições pagas por empresas e contribuintes portugueses, tinha parte desse dinheiro aplicado no BPN. O ministro garante que está tudo seguro e que nunca houve risco.

No total, são cerca de dois mil milhões de euros geridos por este instituto, que estão dispersos por oito bancos, entre eles o BPN, que o Governo decidiu nacionalizar no passado fim-de-semana, depois de o mesmo ter entrado em ruptura devido a várias operações ilícitas. Mas o governante, que falou à saída da reunião de concertação social, não quis revelar que fatia estava nos cofres do BPN.

No entanto, o ministro do Trabalho e Solidariedade Social, Vieira da Silva, garante que isto nada teve a ver com a decisão de nacionalizar o banco.

Segundo o ministro, o Instituto faz uma gestão normal da tesouraria da Segurança Social e usa os diferentes bancos para aplicar o dinheiro.

«O dinheiro está absolutamente seguro e sempre esteve. Não há nenhum risco, nunca houve, independentemente da instituição financeira», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados