Volkswagen conclui aquisição de 49,9% da Porsche por 3,9 mil milhões - TVI

Volkswagen conclui aquisição de 49,9% da Porsche por 3,9 mil milhões

Porsche 911

É o primeiro passo do processo de integração que termina em 2011 com a fusão das empresas

Relacionados
A alemã Volkswagen concluiu esta segunda-feira a compra de 49,9 por cento do fabricante de carros desportivos, Porsche, numa operação que foi avaliada em 3,9 mil milhões de euros.Esta decisão foi tomada na semana passada numa reunião extraordinária dos accionistas do grupo automóvel alemão que deu «luz verde» a um aumento de capital de 10 mil milhões de euros para financiar a fusão com a Porsche, avança a EP News.

Em comunicado, a Volkswagen destaca a lógica «estratégica, industrial e financeira» da sua integração com o fabricante de carros desportivos. Uma vez completada a integração, a Porsche funcionará como marca independente dentro do grupo Volkswagen.

A empresa de Estugarda irá desenvolver e expandir a sua gama, o que poderá duplicar a sua produção a médio prazo, chegando às 150 mil unidades anuais.

A Porsche é actualmente o maior accionista da Volkswagen, com 50,76% por cento do capital. Inicialmente, o fabricante de automóveis desportivos esperava aumentar a sua participação para 75 por cento, mas acabou por endividar-se e deixar «cair por terra» essa intenção.

Face ao novo cenário, ambas as empresas decidiram iniciar um processo de integração que, entre outros aspectos, inclui o apoio financeiro do Qatar, que se tornará no maior accionista do grupo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados