Comissão Europeia lembra Madeleine - TVI

Comissão Europeia lembra Madeleine

  • Portugal Diário
  • 25 mai 2007, 13:56

UE promete continuar os esforços para melhor proteger as crianças

A Comissão Europeia evocou esta sexta-feira o caso de Madeleine McCann, desaparecida no Algarve, ao associar-se ao Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, e prometeu continuar os esforços com vista a uma melhor protecção das crianças na União Europeia, refere a Lusa.

«O apoio público demonstrado por toda a Europa aos pais de menina britânica de quatro anos Madeleine McCann, que desapareceu a 03 de Maio em Portugal, ilustrou a solidariedade dos cidadãos da Europa para com as famílias de crianças desaparecidas e a importância que atribuem a assegurarmos um ambiente seguro para os nossos filhos», afirmou o comissário da Justiça, Liberdade e Segurança.

Franco Frattini assegurou que «os direitos das crianças e a protecção de crianças contra a violência e a exploração sexual» são uma prioridade sua e do executivo comunitário, e afirmou que Bruxelas continuará a desenvolver todos os esforços neste domínio.

Também o porta-voz da Comissão Europeia, Johannes Laitenberger, iniciou a conferência de imprensa diária de em Bruxelas recordando a data que hoje se assinala e expressando solidariedade «ao casal McCann e a todos os pais de crianças desaparecidas».

Este é o terceiro ano que a Comissão Europeia apoia o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, que surgiu na sequência do rapto de uma criança de seis anos a 25 de Maio de 1979 em Nova Iorque.

Actualmente organizado pela Federação Europeia para as Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente, o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas foi assinalado pela primeira vez na Europa em 2002, pela Child Focus, organização europeia não governamental criada no seguimento do desaparecimento de duas meninas na Bélgica em 1998, que ficou conhecido como caso Dutroux.
Continue a ler esta notícia