Partido Trabalhista vence eleições no Reino Unido com maioria absoluta - TVI

Partido Trabalhista vence eleições no Reino Unido com maioria absoluta

É uma vitória esmagadora dos trabalhistas, que voltam ao poder 14 anos depois. Pedro Nuno Santos já felicitou Keir Starmer, líder dos trabalhistas, pela "vitória histórica" contra os conservadores

O Partido Trabalhista venceu as eleições no Reino Unido, com 412 mandatos, segundo as primeiras projeções da BBC, que entretanto se confirmaram ao longo da contagem dos votos. É uma vitória esmagadora, que acaba com 14 anos do Partido Conservador no poder.

As projeções confirmam as últimas sondagens, que indicavam uma vitória histórica aos trabalhistas, liderados por Keir Starmer, com 411 deputados - muito acima dos 121 deputados conquistados pelo Partido Conservador. Segundo a Reuters, este é o número mais baixo de mandatos desde a fundação do partido, em 1834.

Segundo as projeções, os Liberais Democratas obtiveram 71 mandatos, à frente do Partido Reformista (Reform UK) de Nigel Farage, com 4 mandatos. Nota ainda para o SNP, com 9 deputados e o Plaid Cymru.

Com 411, os trabalhistas conseguem assim uma maioria clara sobre todos os outros partidos.

Nas anteriores eleições legislativas, em 2019, os conservadores venceram com 365 deputados e o trabalhistas 202 - um mínimo histórico desde 1935 para o Partido Trabalhista.

Os eleitores britânicos votaram esta quinta-feira para eleger os 650 deputados para a Câmara dos Comuns, a câmara baixa do parlamento, através de um sistema de maioria simples ("first-past-the-post") em círculos uninominais.

Em caso de maioria absoluta, o líder do respetivo partido - que, ao que tudo indica, será Keir Starmer - será indigitado pelo Rei Carlos III e encarregado de formar governo já esta sexta-feira.

O líder dos trabalhistas já reagiu, através de uma publicação na rede social X, onde agradeceu "a todos os que votaram" e "confiaram" no partido.

"A todos os que fizeram campanha pelo Partido Trabalhista nestas eleições, a todos os que votaram em nós e depositaram a sua confiança no nosso Partido Trabalhista transformado - obrigado", escreveu.

Também Ed Davey, o líder dos Liberais Democratas, regozijou-se com o resultado do partido na mesma rede social, destacando que os 61 mandatos que obtiveram são "o melhor resultado do século" para os liberais.

"Os Liberais Democratas estão a caminho do nosso melhor resultado do século, graças à nossa campanha positiva, com a saúde e os cuidados no centro das prioridades. É com humildade que agradeço aos milhões de pessoas que nos apoiaram para expulsar os conservadores do poder e para avançar com a mudança de que o nosso país precisa", escreveu, na sua conta oficial do X.

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, congratulou Keir Starmer pela "vitória histórica" no Reino Unido, através de uma publicação na mesma rede social.

Continue a ler esta notícia