Société Générale apresenta maiores perdas da história - TVI

Société Générale apresenta maiores perdas da história

dinheiro

Banco irá apresentar um lucro entre 600 a 800 milhões de euros

Relacionados
O banco Société Générale anunciou esta quinta-feira ter registado um prejuízo de 4,9 mil milhões de euros, relacionado com operações de «trading», no que constitui a maior perda jamais verificada por um banco europeu.

O Société Générale referiu ainda que, para a totalidade de 2007, irá apresentar um lucro de entre 600 a 800 milhões de euros, e pagar um dividendo igual a 45% do lucro.

Société Générale vítima de fraude de 4.900 milhões

Depois do seu capital ter sido fortemente afectado e com as perdas relacionadas com a crise do «subprime» nos Estados Unidos, a instituição financeira prevê obter junto dos investidores institucionais um total de 5,5 mil milhões de euros, através da emissão de direitos convertíveis em acções.

Além disso, a instituição adiantou ter ter recusado um pedido de demissão do presidente do seu Conselho de Administração, Daniel Bouton, depois da fraude ter sido descoberta.

Vítima de fraude de 4.900 milhões

Recorde-se que esta quinta-feira, o Société Générale foi vítima de uma fraude por parte de um trader da sua unidade de Paris, que vai custar à instituição 4.900 milhões de euros (7.140 milhões de dólares).

O «trader» em causa assumiu posições em futuros de índices de acções europeias, violando os limites do banco e, com a forte queda dos mercados, estas apostas do funcionário revelaram-se catastróficas para o banco.
Continue a ler esta notícia

Relacionados