As sete maravilhas portuguesas - TVI

As sete maravilhas portuguesas

  • Portugal Diário
  • Joana Ramos Simões
  • 7 jul 2007, 21:21
Gala 7Maravilhas (foto de Manuel Lino)

Três mosteiros, dois castelos, uma torre e um palácio eleitos maravilhas de Portugal. Saiba aqui quais foram os monumentos escolhidos entre os 21 candidatos a concurso. O anúncio foi feito em Lisboa, numa «festa» inesquecível

Relacionados
Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro dos Jerónimos, Palácio da Pena, Mosteiro da Batalha, Castelo de Óbidos, Torre de Belém e Castelo de Guimarães foram os monumentos eleitos como as Sete Maravilhas de Portugal e anunciados esta noite numa cerimónia realizada no Estádio da Luz, em Lisboa. A seguir serão conhecidas as sete maravilhas do mundo. Votaram cem milhões de pessoas.

Os sete monumentos foram escolhidos entre 21 candidatos ao título Maravilhas de Portugal, através da Internet, SMS ou linhas telefónicas de número acrescentado.

Na cerimónia estiveram presentes o primeiro-ministro, José Sócrates, o Presidente da República, Cavaco Silva, e o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, bem como várias personalidades nacionais e internacionais da música, do cinema e do desporto.

A atribuição do título a estes sete monumentos antecedeu a cerimónia internacional da eleição das novas Sete Maravilhas do Mundo. Este espectáculo, que vai ser acompanhado em directo por 1,6 mil milhões de telespectadores em todo o mundo, conta com a actuação de artistas nacionais e internacionais como Jennifer Lopez, José Carreras, Chaka Kan, Joaquin Cortés, Mariza, Camané, Rui Veloso e Carlos do Carmo.

A cerimónia começou às 20h30m em ponto, ao som do hino nacional, interpretado pela banda da GNR e acompanhado pelas vozes do público. Depois do hino foi a vez de o público ver nos écrãs do Estádio a entrada do Presidente da República Cavaco Silva e esposa, e do Primeiro-Ministro José Sócrates.

O primeiro mereceu o aplauso dos presentes, já o segundo teve direito a uma «enorme assobiadela». Nos écrãs apareceram ainda o seleccionador nacional de futebol Luiz Felipe Scolari e o internacional português Cristiano Ronaldo que, tal como Cavaco Silva, tiveram direito a uma ovação do público.

Para apresentar as sete maravilhas de Portugal entraram no palco, que esta noite cobre o relvado do Estádio da Luz, o jornalista Júlio Magalhães e a apresentadora de televisão Marisa Cruz, ambos da TVI, estação que emite em directo a gala.

Seguiu-se uma apresentação, dos 21 monumentos nacionais candidatos. A representar cada um dos candidatos estiveram em palco grupos vestidos consoante a época em que o monumento foi construído.

Antes de se ficar a conhecer as 7 Maravilhas escolhidas houve espaço para um momento musical. Quatro cantores portugueses juntaram-se em palco para cantarem em duetos. Mariza e Camané foram uns primeiros, e Rui Veloso e Carlos do Carmo os segundos. Sete pombas brancas foram libertadas e logo depois as 7 Maravilhas foram reveladas, por ordem aleatória.

Depois de apresentadas as 7 Maravilhas de Portugal o Estádio da Luz voltou a receber mais um momento musical. Desta vez os músicos portugueses «trocaram de par». Rui Veloso cantou com Camané e Mariza juntou a sua voz à de Carlos do Carmo.

A parte nacional da Gala 7 Maravilhas encerrou com disparos pirotécnicos e largada de balões, ao som do Hino Nacional, desta vez tocado pela orquestra que está no Estádio, mas outra vez acompanhado pelas vozes do público.

Continue a seguir aqui tudo o que se passa no Estádio da Luz
Continue a ler esta notícia

Relacionados