Ponta Delgada: poluição está «muito abaixo dos limites» - TVI

Ponta Delgada: poluição está «muito abaixo dos limites»

(arquivo)

Câmara apresentou projeto «Biomonitorização Humana da Qualidade do Ar»

Os primeiros resultados de um estudo sobre qualidade do ar em Ponta Delgada, nos Açores, revelam níveis de poluição «muito abaixo dos limites».

O presidente do município, José Manuel Bolieiro, revelou nesta sexta-feira à agência Lusa que, mesmo nas zonas de maior concentração de trânsito, o índice de poluição do ar é bastante baixo.

Na apresentação do projeto «Biomonitorização Humana da Qualidade do Ar», que se prolongou por dois anos, o autarca afirmou que «vale a pena viver na cidade e no seu centro histórico».

O estudo foi desenvolvido por uma empresa privada em parceria com a Universidade dos Açores. Os dados apresentados nesta sexta-feira referem-se a observações realizadas na primavera e no verão deste ano.

De acordo com a agência Lusa, José Manuel Bolieiro salientou ainda que os indicadores apurados neste estudo, que reforçou ser «isento», são «estimulantes para o planeamento e desenvolvimento urbanístico».

Para além da componente de recolha e tratamento de dados sobre a qualidade do ar, alargada numa primeira fase a 25 locais do centro urbano, o estudo inclui a avaliação de eventuais impactos da poluição na população residente.

Esta avaliação será desenvolvida pela Universidade dos Açores com recurso a análises especialmente dirigidas às funções respiratórias e exige, segundo José Bolieiro, a adesão voluntária dos habitantes da cidade.

Quando forem conhecidas as conclusões finais, caberá ao município «preservar o que está bem e identificar o que está mal» para corrigir.

Este é um projeto «estratégico» para Ponta Delgada e que pretende conquistar a «identificação da população», disse.
Continue a ler esta notícia