Alcochete: Instituto de Meteorologia quer estudos - TVI

Alcochete: Instituto de Meteorologia quer estudos

  • Portugal Diário
  • 10 jan 2008, 19:10
Alcochete vai receber o novo aeroporto

Entidade quer «aprofundar a componente meteorológica» para esta opção

Relacionados
O presidente do Conselho Directivo do Instituto de Meteorologia (IM), Adérito Vicente Serrão, considerou que escolher a OTA para acolher o novo aeroporto teria «mais restrições às operações aeronáuticas», mas alertou para a necessidade de realizar estudos em Alcochete, noticia a Lusa.

«A OTA ou Alcochete eram ambas localizações viáveis do ponto de vista meteorológico e climatológico, mas na OTA poderiam verificar-se mais restrições às operações aeronáuticas, quer nas descolagens, quer nas aterragens dos aviões», afirmou o responsável do IM.

Adérito Serrão adiantou à Lusa que «a OTA é uma zona de maior instabilidade e turbulência do que Alcochete», o que pode ter «influenciado a escolha», mas alertou para a necessidade de serem realizadas observações no local escolhido antes de se avançar com a construção da nova estrutura.

O presidente do Conselho Directivo do Instituto de Meteorologia - entidade que contribuiu para o estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) - esclareceu que «enquanto a OTA está estudada, no caso de Alcochete o IM teve de recorrer a registos da base aérea do Montijo e a um modelo de simulação».

Dada esta falta de dados, «e com vista a aprofundar a componente meteorológica para a opção escolhida», o IM considera «bastante aconselhável» a realização de estudos em Alcochete. A decisão preliminar de localização do novo aeroporto em Alcochete, que tem como base um estudo técnico do LNEC, foi anunciada hoje em Conselho de Ministros pelo primeiro-ministro, José Sócrates.
Continue a ler esta notícia

Relacionados