Bombeiros querem rede nacional de ambulâncias - TVI

Bombeiros querem rede nacional de ambulâncias

  • Portugal Diário
  • 28 jan 2008, 19:34
INEM

Para acabar com os problemas de coordenação da emergência médica

Relacionados
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Duarte Caldeira, defendeu hoje a criação de uma equipa de trabalho para definir uma rede nacional de ambulâncias.

Duarte Caldeira falava aos jornalistas à entrada de uma reunião, no Ministério da Saúde, com a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Carmen Pignatelli, o secretário de Estado da Protecção Civil, Ascenso Simões, e os presidentes do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Luís Cunha Ribeiro, e da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Arnaldo Cruz.

«Portugal não dispõe de uma rede nacional de ambulâncias», disse Duarte Caldeira, para justificar a criação desta rede.

Urgência: «O que quer que faça?»

Setúbal: «Morte sem assistência»


De acordo com o presidente da LBP, o grupo de trabalho deveria efectuar um planeamento do território e definir os locais onde se devem instalar as ambulâncias «devidamente equipadas e com tripulação».

Como exemplo, referiu o caso dos Açores, onde, segundo Duarte Caldeira, não existe INEM e onde uma Secretaria Regional é quem define a rede de ambulâncias e a organização do sistema.

O presidente da LBP disse ainda que 42,3 por cento das corporações de bombeiros têm protocolos com o INEM, ou seja, das 434 corporações, apenas 184 têm ambulâncias de emergência médica.

Sobre a inexistência de protocolos do INEM com a corporação de bombeiros da zona de Alijó, Duarte Caldeira esclareceu que a Liga dos Bombeiros definiu em 2002 a rede de ambulâncias e Alijó era um dos locais que carecia de uma ambulância de emergência médica.
Continue a ler esta notícia

Relacionados