GNR faz espera e apanha ladrão de bancos - TVI

GNR faz espera e apanha ladrão de bancos

Estavam «à coca» todos os dias. Hoje apanharam o assaltante de 11 bancos

Relacionados
Um homem de 45 anos suspeito de assaltar 11 bancos, no Algarve, durante o último ano, foi finalmente apanhado, esta quinta-feira, depois de a GNR ter passado o Verão inteiro «à coca» do assaltante. O suspeito, natural do Barreiro, tinha como principal ocupação o assalto a bancos, no entanto, sempre com o mesmo modo de actuar.

«Depois do último assalto, em Julho, decidimos que a situação não podia continuar. Nem que tivéssemos que o esperar todos dias», explicou ao PortugalDiário fonte da GNR de Albufeira.

E assim foi. Durante três meses, vários homens da Guarda, colocaram-se, todos os dias, entre as 8h45m e as 9h, à porta de quatro bancos e esperaram o assaltante. «Depois de analisar os outros assaltos conseguimos estabelecer um padrão e chegar aos quatro alvos mais prováveis», adiantou.

A espera deu frutos já que o assaltante, residente em Albufeira, voltou a actuar na manhã desta quinta-feira e desta vez não conseguiu fugir. O alvo foi uma dependência do Millenium BCP, no Sítio da Bela Vista, Albufeira. O assalto foi mais uma vez à mão armada.

Depois de sair do banco, o suspeito foi abordado a cerca de 100 metros da instituição bancária. «Primeiro fingiu que não ouvia, depois quando foi abordado disse que agredia o militar se ele o prendesse», contou fonte da GNR. A ameaça não se concretizou já que os militares, com a ajuda de alguns populares, conseguiram imobilizar o suspeito.

Na posse do homem foi encontrado todo o produto do roubo: 820 euros, uma pistola de alarme e o disfarce normalmente utilizado para assaltar. Um casaco com capuz, um lenço e óculos para se disfarçar e uma mochila, onde guardava o dinheiro e o disfarce. «Algumas vezes o suspeito alternava o uso do casaco com o uso de uma cabeleira», adiantou a mesma fonte.

O suspeito foi detido e entregue à Polícia Judiciária que agora proceder à investigação criminal do caso. Amanhã, o detido, será presente ao Juiz de Instrução Criminal para que lhe sejam aplicadas as medidas de coacção.
Continue a ler esta notícia

Relacionados