Vale e Azevedo detido em Londres... apenas alguns minutos - TVI

Vale e Azevedo detido em Londres... apenas alguns minutos

Vale e Azevedo  (Foto Lusa por António Cotrim)

Antigo presidente encarnado apresentou-se na esquadra londrina «a uma hora combinada». Foi ouvido e já voltou para casa

Relacionados
Actualizada às 17h44

O ex-presidente do Benfica Vale e Azevedo foi ouvido esta terça-feira à tarde no tribunal de Westminster e libertado sem fiança, uma vez que o juiz considera não haver risco de fuga, disse à Lusa o advogado Edward Perrott.

De acordo com o advogado britânico que representa João Vale e Azevedo no Reino Unido, o tribunal considerou que o ex-presidente do Benfica «colaborou sempre com as autoridades britânicas», pelo que decidiu não ser necessário decretar prisão preventiva ou o pagamento de uma fiança.

João Vale e Azevedo aguardará assim a decisão do tribunal em liberdade.

Detenção «não significa nada»

Cronologia dos acontecimentos

João Vale e Azevedo vai voltar ao tribunal de Westminster, em Londres, a 25 de Julho, tendo-lhe, esta terça-feira, sido retirado o passaporte e proibido de sair do Reino Unido pelas autoridades judiciais britânicas.

«Foi-lhe retido o passaporte, tem uma morada onde tem de residir e não pode pedir documentos de viagem internacionais», clarificou uma porta-voz do tribunal de Westminster à agência Lusa.

«O juiz notou o facto de ter havido cooperação de Azevedo com a polícia e nem a polícia nem a acusação apresentaram qualquer objecção à libertação imediata até à próxima audiência», afirmou.

O mandado foi enviado à polícia britânica, que combinou antecipadamente com o advogado de Vale e Azevedo uma data e hora na esquadra de Belgravia, bairro onde reside o português. Embora se tenha apresentado voluntariamente, o advogado foi formalmente detido pela polícia britânica.

Num comunicado emitido esta terça-feira, o advogado português considera o regresso a Portugal «injusto e desnecessário». «Pelo que percebi, sou procurado em Portugal não para cumprir uma sentença de prisão, mas de forma a ser determinada que outra sentença, se existir alguma, sou obrigado a cumprir», refere.

O antigo presidente do Benfica Vale e Azevedo foi esta manhã detido na esquadra de Belgravia, em Londres, em cumprimento do mandado de detenção europeu, disse à agência Lusa um porta-voz da política britânica.

O antigo presidente «encarnado» apresentou-se na esquadra londrina «a uma hora combinada», tendo comparecido ao mesmo tempo «os elementos policiais da divisão de extradição na sequência do mandado de detenção europeu por fraude», explicou o porta-voz.
Continue a ler esta notícia

Relacionados