Altar para o Papa em Lisboa começa a ser montado - TVI

Altar para o Papa em Lisboa começa a ser montado

Visita do Papa a Portugal  (EPA/ANTONIO COTRIM)

Estrutura de 450 metros onde Bento XVI irá celebrar missa no dia 11 de Maio mobiliza cerca de 150 pessoas

Relacionados
O altar onde o Papa Bento XVI vai celebrar missa no dia 11 de Maio, na passagem por Lisboa, começou esta quarta-feira a ser montado no cais das Colunas, trabalhos que implicam o condicionamento da circulação na zona da praça do Comércio.

A estrutura com 450 metros quadrados tem formas «modernas», mas foi inspirado num elemento que resiste à passagem do tempo, um seixo do Tejo. A concepção e construção envolveu 150 pessoas ao longo de dois meses. O branco é a cor principal, a que se junta o azul-marinho, em evocação do mar que, no século XVI, os portugueses cruzaram, espalhando o Cristianismo.

O rio Tejo fica atrás do altar onde, no máximo, estarão 60 pessoas, entre as quais 45 bispos. Do lado direito de Bento XVI vai sentar-se o Cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e do lado esquerdo o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone. O ambão a partir do qual serão feitas as leituras do Evangelho ficará em frente, à direita. Os bispos sentam-se em cadeiras Victoria Ghost, de Philippe Starck, alinhadas lateralmente.

Diante da estrutura, criada pelos designers Pedro Castro e Jorge Assis, há também uma dupla rampa cujo primeiro nível está a 2,5 metros do solo. Sobre esta estrutura é montada uma tenda branca, aberta no sentido de Santa Apolónia, para que dali seja também possível assistir à cerimónia. Onze metros é altura máxima do conjunto, que integra uma cruz metálica com oito metros atrás da cadeira de Bento XVI.
Continue a ler esta notícia

Relacionados