Papa: bispo espera que pedofilia «não desvirtue intenção» da visita - TVI

Papa: bispo espera que pedofilia «não desvirtue intenção» da visita

Papa em Malta

«As visitas papais às vezes são muito apanhadas por aspectos secundários ou marginais à própria visita», afirmou

Relacionados
O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, disse esta terça-feira esperar que os casos de pedofilia no seio da Igreja Católica «não desvirtuem a intenção religiosa e pastoral» da visita do Papa Bento XVI a Portugal.

Em declarações aos jornalistas no final da cerimónia em que foi galardoado com o Prémio Pessoa, na Culturgest, D. Manuel Clemente admitiu que «pode acontecer» que a visita papal seja marcada pelo tema da pedofilia.

«As visitas papais às vezes são muito apanhadas por aspectos secundários ou marginais à própria visita, não quero dizer que não sejam importantes, mas não eram o assunto da visita, tive imensa pena que no ano passado, quando o Papa Bento XVI foi a África, concretamente a Angola, quase só se tivesse falado da questão do preservativo, que foi uma passagem de uma entrevista informal no avião», referiu.

Em 2009, antes da viagem de Bento XVI a Angola, foram divulgadas imagens onde o Papa defendia que o combate ao vírus da sida não passa pela distribuição de preservativos.

D. Manuel Clemente lamentou que «se tivesse passado quase ao lado» do discurso que Bento XVI fez em território angolano «em relação à corrupção e à necessidade de governar com honestidade».

«Tudo pode acontecer» quanto à visita papal, resumiu, acrescentando: «Eu espero que não desvirtue aquilo que é a intenção religiosa e pastoral da visita».
Continue a ler esta notícia

Relacionados