Papa: 76 pessoas passam mal durante a visita de Bento XVI - TVI

Papa: 76 pessoas passam mal durante a visita de Bento XVI

Papa Bento XVI em Portugal (Foto Cláudia Lima da Costa)

Oito tiveram mesmo de ser evacuadas para o hospital, pelo dispositivo da Câmara de Lisboa. Não foi registado nenhum caso grave. Também o INEM teve de socorrer alguns crentes

Relacionados
Nas primeiras horas da visita do Papa a Portugal foram assistidas 60 pessoas por doença súbita, 15 por trauma e uma pessoa por apoio psicológico, revelou a Câmara Municipal de Lisboa, que não registou qualquer caso grave.

«Não se verificaram, até ao momento, ocorrências graves», divulgou esta quarta-feira a Divisão de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal, numa informação distribuída à imprensa.

Do total das intervenções efectuadas pelos técnicos das diferentes entidades envolvidas no evento resultaram oito evacuações para os hospitais.

Os técnicos repararam também uma estrutura publicitária que ameaçava a queda de um placard e assistiram uma pessoa que desceu pelos próprios meios de uma grua.

O Posto de Comando Operacional Conjunto de Safety de Lisboa tem a seu cargo todas as operações de assistência, socorro e assegura todas as medidas de prevenção e de resposta a eventuais operações de protecção e socorro durante a visita de Bento XVI.

O Comando Operacional Conjunto de Lisboa está instalado no jardim Amália Rodrigues e integra 15 entidades, entre as quais o Regimento de Sapadores Bombeiros, serviços municipais e de Protecção Civil, Polícia Municipal, Polícia de Segurança Pública, Polícia Judiciária, Bombeiros Voluntários de Lisboa, Instituto Nacional de Emergência Médica, empresas públicas de abastecimento, Cruz Vermelha Portuguesa, Autoridade Marítima e Corpo Nacional de Escutas.

O dispositivo envolvido na operação de visita do Papa está no terreno desde as 14:00 de terça-feira e envolveu um total de 845 meios humanos e 111 veículos de assistência.

INEM socorre 35 pessoas

O INEM é uma das entidadas disponíveis para prestar apoio aos crentes. Trinta e cinco pessoas foram, até às 19:00 de terça-feira, socorridas pelo dispositivo montado em Lisboa para a visita da Papa, tendo quatro necessitado de tratamento hospitalar.

Segundo informação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), só entre as 16:19 às 19:00 de terça-feira foram assistidas 26 pessoas, duas das quais necessitaram de ser observadas no hospital.

O Papa Bento XVI chegou a Lisboa na terça-feira para uma visita de quatro dias a Portugal e passará ainda pelo Santuário de Fátima e pelo Porto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos