Repressão da violência é prioridade nas escolas - TVI

Repressão da violência é prioridade nas escolas

Crianças [Arquivo]

Nove em cada 10 estabelecimentos de ensino escolhem violência como área de intervenção primária, dizem especialistas

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Nove em cada dez escolas escolhem o tema da «violência» como área de intervenção primária. Isto para que os alunos estejam alerta para uma problemática que atinge os jovens cada vez mais cedo, lembraram esta quarta-feira especialistas.

Os últimos estudos indicam que «as novas gerações começam a agredir-se cada vez mais cedo», sublinhou Sara Falcão Casaca, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). A responsável falava durante a cerimónia de entrega dos prémios do concurso «Pensar os afectos, viver em Igualdade», que decorreu esta quarta-feira no Auditório Cultural Casapiano, em Lisboa.

Vários professores e especialistas revelaram à Lusa que a dramática realidade da violência nas camadas mais jovens faz com que muitas escolas optem por dedicar especial atenção ao tema.

«No ano lectivo 2009/2010, a globalidade das escolas, 91%, seleccionou a violência como área de intervenção prioritária», resumiu Isabel Almeida, subdirectora geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular.

Nas escolas discutem-se os mais diversos subtemas desde as «relações familiares, a violência escolar, o bullying, afectos e relações, violência sexual e abuso sexual», lembrou Isabel Almeida.

De acordo com um estudo citado por aquela responsável, «75 por cento das escolas identificam como essenciais os afectos e a relações interpessoais».

No Centro Cultural Casapiano, seis escolas foram premiadas esta quarta-feira com os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano sobre violência no namoro, no âmbito do concurso promovido pela CIG em colaboração Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC).

O primeiro prémio atribuído a alunos da secundária foi para a Escola Profissional de Aveiro e o segundo para a Escola Profissional Psicossocial do Porto.

«Amar é abraçar, não amarrar» era o tema do Agrupamento de Escolas de Bucelas que levou o segundo prémio na categoria 2º ciclo. O primeiro prémio foi para a Escola Secundária do Sabugal que lembrou que «Namorar é bom quando o que bate é só o coração».

Na categoria das crianças do primeiro ciclo, os premiados foram o Agrupamento de Escolas O Rouxinol, em Miratejo (1º prémio) e o Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina, do Monte da Caparica (2º prémio).
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