Resolver insucesso na matemática - TVI

Resolver insucesso na matemática

  • Portugal Diário
  • 15 dez 2007, 21:37
Cavaco Silva - Arquivo [Eduardo Costa/LUSA]

Cavaco aponta caminho para travar «ciclo depressivo» na disciplina e critica a «desculpabilização do insucesso». «Exigência» é a palavra de ordem. E não se pode dizer que matemática «é fácil e divertida» Presidente da República experimenta adrenalina dos simuladores

Relacionados
O Presidente da República disse este sábado que a ideia de que os problemas da educação se podem resolver sem exigência «é errada» e que o «ciclo depressivo» na aprendizagem da matemática não pode ser quebrado com «a desculpabilização do insucesso».

«Temos que quebrar este ciclo depressivo que existe no nosso país em relação à Matemática. Mas a resposta a esse problema não pode ser a desculpabilização do insucesso nem tão pouco dizer que a matemática é fácil e divertida», disse o Presidente.

Aníbal Cavaco Silva falava em Alcanena, na inauguração do 17º Centro Ciência Viva do país, o Carsoscópio, situado junto à nascente do rio Alviela, a mais importante do país, no Maciço Calcário Estremenho, em pleno Parque Natural das Serras d`Aire e Candeeiros (PNSAC).

«Aprender exige disciplina, trabalho, exige esforço da parte de professores, pais, da comunidade, mas também muita disciplina dos alunos», disse.

Cavaco Silva, que elogiou o facto de o Centro Ciência Viva do Alviela ter sido concebido totalmente por cientistas portugueses, disse acreditar que este investimento, «pelo apetite que gera pela ciência», pode levar os jovens a «encarar de forma mais séria o estudo da matemática e da física».
Continue a ler esta notícia

Relacionados