Fenprof quer avaliação externa de medidas - TVI

Fenprof quer avaliação externa de medidas

  • Portugal Diário
  • 12 dez 2007, 16:30
Escolas [arquivo]

Avaliação deve ser feita por avaliadores escolhidos pelas duas partes, defende federação

Relacionados
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reivindicou esta quarta-feira uma avaliação externa às medidas educativas do Governo, na primeira reunião realizada entre a ministra da Educação e os sindicatos em mais de dois anos, escreve a Lusa.

Para a estrutura sindical, é altura de apurar se os resultados das medidas tomadas são «excelentes», como apregoa o Governo, ou estão a «criar dificuldades à organização pedagógica, ao funcionamento das escolas e a provocar uma crescente instabilidade profissional entre os docentes», como acreditam os sindicatos.

«Os portugueses têm o direito de saber se se está a melhorar ou a destruir o funcionamento das escolas. É este o momento próprio para se perceber se as medidas são ou não adequadas e não apenas pela opinião do Ministério da Educação ou dos seus críticos», afirmou o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, no final do encontro.

Neste sentido, a federação defende a realização de uma avaliação externa, levada a cabo por avaliadores nacionais ou internacionais que sejam escolhidos pelas duas partes, alegando que só «uma análise séria, rigorosa e independente contribuirá para demonstrar os verdadeiros resultados das medidas educativas» deste Executivo.

«O ME e o Governo fazem os seus balanços centrando-se apenas nas estatísticas, mas não é feita uma apreciação da qualidade das medidas e dos seus impactos na escola», acusou Mário Nogueira.

Segundo o dirigente sindical, a ministra Maria de Lurdes Rodrigues não afirmou no encontro se aceitava ou não esta proposta, mas defendeu que já existem mecanismos de avaliação externa dos resultados dos alunos, nomeadamente estudos da OCDE e do Eurostat, cabendo aos eleitores a apreciação política das medidas.

Já o secretário-geral da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE), João Dias da Silva, mostrou-se favorável à proposta da Fenprof, defendendo que os actuais mecanismos de avaliação externa devem ser aprofundados e que podem ser equacionados novos métodos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados