Mau tempo: distritos de Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal em alerta - TVI

Mau tempo: distritos de Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal em alerta

Mau tempo em todo o país

Circulação condicionada em algumas estradas nacionais e municipais na Região Oeste

Relacionados
Os distritos de Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal estão em alerta amarelo, o menos forte de três, até às 12:00 de sexta-feira, devido às previsões de chuvas intensas, informou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Envie fotos do mau tempo para euvi@tvi.pt

A entrada em Portugal Continental de «uma linha de forte instabilidade com células convectivas», que pode provocar «precipitação intensa associada a ventos fortes» e que poderá afectar aqueles quatro distritos.

«A ocorrência de precipitação será acompanhada por uma intensificação do vento e da agitação marítima, tanto no Litoral Oeste como na Costa Sul», acrescenta ainda a ANPC, em comunicado.

Várias estradas municipais nos concelhos de Alenquer e Torres Vedras estão cortadas ao trânsito devido à existência de lençóis de água provocados pela chuva intensa, disseram à Lusa fontes da GNR.

Em Alenquer, a estrada municipal que atravessa a localidade de Abrigada está cortada, o mesmo se passando em Mafra, nas localidades de Santo Isidoro e São Julião.

Já em Torres Vedras estão igualmente intransitáveis as estradas municipais nas localidades de Varatojo, Pedra, Bonabal e Vila Facaia e a que liga a Estrada Nacional 9 e Fonte Grada.

Ainda no concelho de Torres Vedras, uma outra estrada na zona de A-dos-Cunhados está também cortada junto a uma ponte, assim como as estradas municipais nas localidades de Azenha Velha e Soltaria, ambas pertencentes à freguesia de São Pedro da Cadeira.

A Estrada Nacional 9, na zona do Paúl, já reabriu à circulação, depois de ter estado bastante condicionada.

Em Santarém, a estrada nacional 3 está interrompida junto à Torre do Bispo, devido a um grande lençol de água, estando os bombeiros no local a bombear a água para que a circulação seja retomada.

Também na EN3, a queda de um muro à entrada da Póvoa de Santarém está a condicionar a circulação, o mesmo acontecendo junto a Rio de Moinhos, Amoreira (Abrantes) e na nacional 118, junto à Central Termoelétrica do Pego e entre Rossio ao Sul do Tejo e Tramagal.

A fonte adiantou que, além dos lençóis de água, nas últimas horas registaram-se algumas quedas de árvores, já resolvidas, e quedas de muros que, contudo, não impedem a circulação.

O vereador da Câmara Municipal de Santarém com o pelouro da protecção civil, António Valente, disse à Lusa que, dadas as inúmeras situações existentes no concelho, tem sido difícil sinalizar todos os condicionamentos. «Apelo, por isso, aos automobilistas para redobrarem os cuidados, para que não haja situações mais complicadas», afirmou.

Segundo disse, entre as dezenas de situações registadas no concelho, estão, nomeadamente, a interrupção da EN3 na Torre do Bispo e condicionamentos em vários pontos da estrada do campo, da que liga a Ribeira de Santarém a Alcanhões, no Vale de Santarém, na Azóia de Baixo, na saída da ponte Salgueiro Maia para a circular urbana.

Registaram-se ainda várias inundações em casas e instalações públicas, como na biblioteca da Escola Secundária Sá da Bandeira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados