Mau tempo Madeira: casas inundadas, estradas cortadas e escolas encerradas - TVI

Mau tempo Madeira: casas inundadas, estradas cortadas e escolas encerradas

Se tem imagens do mau tempo na Madeira, envie fotos e vídeos para euvi@tvi.pt

Relacionados
O mau tempo voltou a fazer estragos na Madeira. A chuva forte que se tem sentido esta quinta-feira causou várias inundações e cortes de estradas. Já foi accionado o plano municipal de emergência.

Se tem imagens do mau tempo na Madeira, envie fotos e vídeos para euvi@tvi.pt

«Há muitas inundações, estradas cortadas na zona baixa, mas até ao momento não temos conhecimento de vítimas», avançou fonte da PSP do Funchal ao tvi24.pt, adiantando que «os telefones não param de tocar».

Também os bombeiros confirmaram o estado caótico que se vive na cidade e os muitos pedidos de ajuda. «Houve um pico de precipitação muito grande há cerca de dez minutos [por volta das 13:25]», explicou ao tvi24.pt José Minas, chefe de serviços dos bombeiros municipais do Funchal.

«A maior parte dos pedidos de ajuda são casos de inundações. Até ao momento são pequenas inundações em várias zonas, sobretudo nas zonas altas. Não há derrocadas até ao momento».

O chefe de serviços dos bombeiros do Funchal alerta, no entanto, para o facto de o caudal dos ribeiros estar «extremamente elevado».

Na freguesia de Santo António, um muro caiu e atingiu uma casa. Nesta zona há várias casas inundadas.

O presidente da Câmara Municipal do Funchal convocou o gabinete de emergência e recomenda às pessoas que «não saiam do local onde se encontram». Miguel Albuquerque diz que, por enquanto, não há comparação entre o mau tempo que se faz sentir e a situação ocorrida em Fevereiro, apesar de estar a chover «com muita intensidade».

«O que é preciso neste momento é que as pessoas não entrem em pânico e não circulem nas zonas perigosas», apela o autarca.

Mau tempo afecta aulas e circulação aérea

As aulas também estão a ser afectadas pela chuva forte que se faz sentir na região autónoma. A Escola Básica e Secundária de Ponta do Sol está encerrada. Houve aulas «até por volta das 10:30», disse uma funcionária da escola ao tvi24.pt.

Os alunos foram depois para casa e esta tarde não haverá aulas. «Estava muita água à volta da escola e os miúdos não podiam andar. Para bem deles, decidimos mandá-los para casa», explicou a funcionária, sem deixar previsões. «Amanhã, estamos à espera se o tempo irá melhorar ou não».

A escola Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava, também se encontra encerrada no turno da tarde devido ao mau tempo.

Jorge Moreira vai fazer um inventário das árvores doentes e em risco de tombar

No Liceu Jaime Moniz, uma árvore de grande porte tombou esta manhã, pelas 9:45, causando danos em quatro viaturas.

A circulação aérea também já foi afectada. Fonte do aeroporto disse à agência Lusa que as aterragens e descolagens durante a manhã decorreram com normalidade, mas o agravamento da situação obrigou um voo da TAP proveniente do Porto a mudar a rota para a ilha vizinha do Porto Santo.

Também os passageiros que seguiam do Funchal para o Porto Santo a bordo do avião da SATA tiveram de aguardar uma «aberta» para seguir viagem.

Devido ao mau tempo, as comunicações móveis e fixas também estão afectadas.

As más condições atmosféricas colocaram esta quinta-feira o arquipélago da Madeira em aviso laranja devido à chuva intensa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados