Chuva forte, acidentes na estrada - TVI

Chuva forte, acidentes na estrada

Acidente (imagem de arquivo)

Muitas colisões, despistes e toques. Nem o carro da polícia escapou

Relacionados
O mau tempo chegou em força à capital e, apesar dos alertas da Protecção Civil e dos avisos constantes nos placards electrónicos instalados nas principais vias de acesso a Lisboa, os acidentes aconteceram em grande número. A chuva intensa complicou o fluxo de trânsito e os vários toques, devido ao piso molhado, também não ajudaram a chegar ao trabalho esta segunda-feira.

«Tenha cuidado, o piso está escorregadio» - a informação era muito clara, mas de nada serviu. «Às vezes ainda é pior escrever isto nos placards informativos», desabafou ao PortugalDiário fonte da Brigada de Trânsito da GNR. Com atenções redobradas ou não, o certo é que esta manhã houve vários acidentes na CREL, no IC19 e na A5.

No centro da cidade, a situação foi semelhante. Nas principais vias lisboetas, segundo fonte da PSP de Lisboa, registaram-se, até às 13 horas, 17 acidentes. Todos eles devido ao mau tempo e ao consequente piso escorregadio.

Já ao início da tarde, registou-se um acidente na Avenida Calouste Gulbenkien, por baixo do viaduto da CP, entre duas viaturas, que causou feridos, ainda que ligeiros. Pouco depois, um condutor despistou-se e embateu contra o carro patrulha da PSP que estava no local.

A mesma fonte da PSP dá conta ainda de acidentes na Rua João V, no Rato, na Rua Francisco Sanches, de um atropelamento na Travessa da Luz, que causou um ferido ligeiro, e ainda o despiste de um motociclista na Rua Luciano Cordeiro, próximo do Hospital dos Capuchos.

A meio da manhã houve ainda um despiste na A1, perto de Vila Franca de Xira e uma colisão entre um camião e um carro no IC2, junto à Ota.

No Norte a chuva chegou apenas ao final da manhã e, de imediato, teve consequências, a mais grave das quais registou-se na A3, ao quilómetro 17, na localidade de Correlas, com um despiste que causou a morte do condutor, um homem de 40 anos. Antes deste acidente registou-se um outro apenas com danos materiais.

No centro da cidade também há registo de acidentes ao final da manhã e início da tarde: no túnel das Antas, onde um despiste chegou a cortar o trânsito; uma colisão entre dois carros no Viaduto da Areosa, um «toque» no acesso da A3 para a VCI e ainda uma colisão na Rua 5 de Outubro, junto à BP.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alerta os condutores para o piso escorregadio e a eventual formação de lençóis de água nas estradas devido à chuva forte, e recomenda que reduzam a velocidade e tenham cuidado redobrado.

Quatro acidentes em Viseu

Cinco pessoas ficaram esta segunda-feira feridas em acidentes ocorridos à hora de almoço nas estradas do distrito de Viseu, supostamente devido ao mau tempo, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Segundo a mesma fonte, no espaço de uma hora registaram-se quatro acidentes de viação, sendo os três primeiros despistes e o último uma colisão entre um carro e um camião.

Os despistes ocorreram na Estrada Nacional 16, em Gumiei, Viseu (às 12:17), na auto-estrada A24, na saída Este de Castro Daire (às 12:45) e no Itinerário Principal 3, em Fail (às 12:48).

* com Lusa
Continue a ler esta notícia

Relacionados