Eliminadas 1200 passagens de nível até 2013 - TVI

Eliminadas 1200 passagens de nível até 2013

  • Portugal Diário
  • 17 dez 2007, 16:40

Nos últimos cinco anos as passagens diminuiram «para menos de metade»

Relacionados
A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, garantiu esta segunda-feira que até 2013 serão eliminadas as cerca de 1200 passagens de nível que ainda existem em Portugal, informa a Lusa.

Segundo Ana Paula Vitorino, nos últimos cinco anos o número de passagens de nível em Portugal desceu «para menos de metade», o que traduz uma aposta «firme» do Governo na melhoria do serviço rodoviário, com a eliminação dos pontos de fragilidade da via férrea, na qualidade de vida e na segurança.

«O limiar mínimo a que nos propomos é reduzir em 60 por cento a sinistralidade ferroviária», referiu Ana Paula Vitorino, sublinhando que, só este ano, foram investidos mais de 50 milhões de euros na supressão de passagens de nível.

A governante falava em Viana do Castelo onde presidiu à inauguração da passagem desnivelada de Darque, que substituiu uma passagem de nível onde em 2005 um automóvel foi colhido por um comboio, num acidente de que resultaram dois mortos e um ferido grave.

Ana Paula Vitorino sublinhou que, nessa data, era secretária de Estado «há muitos poucos dias», tendo esse acidente servido de «alerta» para a importância de «melhorar drasticamente» a segurança na circulação ferroviária, acelerando o programa de supressão das passagens de nível.

Poucos meses depois, a Câmara de Viana do Castelo e a Refer firmaram um protocolo para encerramento das 24 passagens de nível do concelho e a sua substituição por 14 passagens desniveladas, num investimento de 12,5 milhões de euros.

A secretária de Estado garantiu que, até finais de 2008, estarão encerradas as passagens de nível do norte do concelho e que um ano depois o mesmo acontecerá com as do sul.
Continue a ler esta notícia

Relacionados