Gripe A: «É preciso pensar antes de falar» - TVI

Gripe A: «É preciso pensar antes de falar»

Gripe A em Valença

Especialista defende que é importante reflectir para evitar erros

Relacionados
O professor da Escola Nacional de Saúde Pública Paulo Moreira alertou esta quinta-feira para a necessidade de «pensar um pouco mais» antes de comunicar sobre tudo o que se relaciona com a gripe A (H1N1), para evitar «erros», informa a Lusa.

«É importante reflectir sobre as actividades de comunicação à volta da gripe A do ponto de vista daquilo que são os vários actores no sistema e não apenas o Governo ou o Ministério da Saúde», defendeu o especialista, em declarações à agência Lusa.

Paulo Moreira insistiu no ponto de «alertar para a necessidade de se pensar um pouco mais antes de se comunicar à volta do tema».

É que «erros [de comunicação] podem acontecer quando não se é cuidadoso no planeamento e sobretudo no concreto reconhecimento das dúvidas, das expectativas, dos receios e de todas as questões que as pessoas neste momento enfrentam individualmente».

O professor referiu que na Europa «há uma preocupação em se comunicar de forma mais cuidadosa», pois, por um lado, «é importante que se reconheçam alguns eventuais exageros de comunicação que possam ter ocorrido no passado da parte dos vários agentes do sistema e não apenas do Governo» e, por outro lado, «pensar que as maiores dificuldades de comunicação ainda estão para vir».
Continue a ler esta notícia

Relacionados