Lisboa: Câmara quer fiscalização a «street racers» - TVI

Lisboa: Câmara quer fiscalização a «street racers»

  • Portugal Diário
  • 15 out 2007, 16:58

PSP vai combater corridas ilegais no último troço do Eixo Norte-Sul

Relacionados
A Câmara de Lisboa aprovou hoje por unanimidade uma moção que defende «apertada fiscalização» da PSP para combater as corridas de automóvel ilegais («street racing») que começaram a realizar-se no recém inaugurado último troço do Eixo Norte-Sul.

A moção, proposta pelo movimento Cidadãos por Lisboa, propõe «não só uma apertada fiscalização desta via por parte da PSP, como a instalação urgente de medidas de controlo e abrandamento de velocidade em permanência», divulgou o gabinete municipal daquele movimento.

Segundo os vereadores Helena Roseta e Manuel João Ramos, desde que foi inaugurado o último troço do Eixo Norte-Sul, na quarta-feira, a via começou a «a atrair os chamados ¿street racers¿, especialmente na zona do viaduto sobre o Lumiar».

Foi igualmente aprovada por unanimidade uma moção do movimento Cidadãos por Lisboa para que a «Câmara Municipal Lisboa tome posição junto do Ministério da Cultura no sentido de serem desencadeadas com urgência obras de conservação no Salão Nobre do Conservatório Nacional».

O Salão Nobre do Conservatório Nacional, inaugurado em 1881 segundo projecto do arquitecto Eugénio Cotrim, com um tecto pintado por José Malhoa, encontra-se em avançado estado de degradação.

A última intervenção naquela sala com um «acústica ímpar» remonta à década de 1940, encontrando-se actualmente um dos balcões laterais «suportado por varões de ferro, para não cair, um número considerável de cadeiras totalmente destruídas, tectos com buracos, cortinas rasgadas, camarins em precárias condições».

«Tudo num adiantado estado de degradação que ameaça chegar ao ponto de não retorno», lê-se na moção, que recorda que o concurso público lançado para a recuperação da sala foi cancelado.

As duas moções aprovadas basearam-se em queixas apresentadas por munícipes durante o atendimento do gabinete dos Cidadãos por Lisboa, referiu o movimento, em comunicado.

A reunião do executivo municipal decorre desde as 09:30, à porta fechada, estando marcada para as 16:00 uma conferência de imprensa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados