Comboio arrasta plataforma e fere espectador - TVI

Comboio arrasta plataforma e fere espectador

Foto cedida por Pedro Macieira (http://www.riodasmacas.blogspot.com)

Fotos: festa dos 50 anos da electrificação da linha de Sintra acaba mal

Relacionados
Estava tudo preparado para que fosse apenas uma cerimónia comemorativa dos 50 anos da electrificação da linha de Sintra. Mas a chegada da composição trouxe uma surpresa inesperada: o comboio sai do túnel, aproxima-se da plataforma e acaba por arrastar um estrado de metal, colocado para nivelar a entrada de cadeiras de rodas.

Com a amálgama de ferros, um homem acaba ferido. Tudo aconteceu no passado sábado, cerca das 15h, quando a locomotiva, mais larga dos que as actuais, destruiu este estrado amovível, ferindo uma das pessoas que esperava pela chegada do comboio.

Miguel Brito estava na estação de comboios de Sintra, munido de máquina fotográfica, e esperava pela chegada desta composição tripla, que deixou de circular na década de 90. «O comboio arrancou a estrutura e projectou-a a alguns metros. O homem foi enrolado nos destroços, com vidros partidos e pedaços de metal, e a locomotiva parou imediatamente», conta ao PortugalDiário. Miguel, que recorda que a vítima foi prontamente assistida e encaminhada para o hospital, garante que «incidente acabou por estragar a tarde, ainda por cima quando na quinta-feira passada, dia uma jovem foi colhida por um comboio na Estação de Agualva-Cacém».

Veja as imagens recolhidas pelo leitor Miguel Brito

Pedro Macieira, autor do blogue Rio das Maçãs, relata o sucedido no passado sábado. Na opinião do blogue, um «estúpido acidente» manchou a viagem comemorativa. «Ao entrar na gare da Estação de Sintra a composição, que tinha saído de Alcântara Terra, bate e arrasta uma plataforma metálica, que atinge um dos muitos espectadores. Só por sorte não houve mais acidentes pessoais. E o ambiente de festa ficou estragado».

Para Macieira, caberá à CP ter em consideração porque «ninguém pensou que as composições antigas precisariam de um espaço de acesso à gare maior do que as actuais».

Questionado pelo PortugalDiário, fonte da CP explicou que «na sequência deste incidente foi aberto um inquérito rigoroso para apurar as causas e determinar responsabilidades». O Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, que regula o transporte ferroviário, irá acompanhar também acompanhar a realização desta peritagem levada a cabo pela CP.
Continue a ler esta notícia

Relacionados