Linha do Tua reabre na próxima semana - TVI

Linha do Tua reabre na próxima semana

  • Portugal Diário
  • 22 jan 2008, 18:56
Buscas no rio Tua (Foto Pedro Sarmento Costa, Lusa)

Ligação ferroviária está suspensa há quase um ano, depois de um acidente

Relacionados
A CP confirmou esta terça-feira que o troço acidentado há quase um ano da linha do Tua reabre na próxima semana, mas sem avançar uma data concreta, que as entidades locais ligadas ao serviço também desconhecem, noticia a Lusa.

O gabinete de comunicação e imagem da CP informou a Lusa que no momento só é possível avançar de que a reabertura será «na próxima semana em data a indicar».

Tua: carruagem vai ser retirada em Abril

Tua: sobreviventes não querem voltar à linha

A empresa confirmou esta tarde, em comunicado, a informação já divulgada pelo presidente do metro de Mirandela e autarca local, José Silvano, depois de uma reunião com o presidente da CP para decidir se valia a pena reabrir o troço acidentado a 12 de Fevereiro.

Na sequência desta reunião «foi possível alcançar o comum entendimento de retomar o serviço ferroviário na Linha do Tua», refere o comunicado da CP, acrescentando que «esta decisão culmina um processo de reabilitação da infra-estrutura após o acidente».

A ligação ferroviária está suspensa há quase um ano, depois de um desabamento de pedras ter feito descarrilar uma carruagem com cinco pessoas a bordo.

Três funcionários do metro e da CP morreram e dois jovens passageiros ficaram feridos quando a composição caiu por uma ravina de 60 metros em direcção ao rio Tua.

A infra-estrutura foi reposta já em Outubro, mas a ligação continua suspensa no troço entre a Brunheda e o Tua.

A CP ressalva que a reabertura prevista para a próxima semana "é condicionada por restrições de circulação decorrentes do relatório técnico do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, nomeadamente ao nível da velocidade comercial dos comboios".

Na sequência de vistorias feitas à infra-estrutura depois do acidente, o LNEC recomenda que a circulação seja feita em quase metade da linha em marcha à vista, a uma velocidade reduzida que permita ao maquinista detectar qualquer obstáculo ou imprevisto e parar atempadamente.

"Neste enquadramento, a CP e a Metro de Mirandela promovem, a partir da próxima semana, quatro circulações diárias (duas em cada sentido), que garantem a ligação à Linha do Douro", refere a CP.

A circulação é retomada em toda a linha com mais viagens e além da oferta regular, a CP continuará a promover o serviço charter para grupos entre Tua e Mirandela, assegurando resposta à procura turística que representa dois terços dos passageiros, segundo o autarca de Mirandela, José Silvano.

Cerca de 20 mil pessoas viajam por ano no que resta da linha do Tua apenas para desfrutar da paisagem do vale do rio, que colocou esta ferrovia entre as linhas estreitas mais belas do mundo.

O comboio já demorava uma hora e meia a percorrer os cerca de 60 quilómetros entre o Tua e Mirandela, e a viagem será agora mais demorada com as novas limitações de velocidade.

Esta realidade não preocupa o autarca local para quem os turistas "não se importam com a velocidade a que o comboio anda, querem é desfrutar da paisagem".

Segundo disse à Lusa, diariamente menos de uma dezena de pessoas viaja neste comboio para a Linha do Douro e o Litoral.

Entre 30 a 40 habitantes da zona enchem também por dia uma carruagem nas deslocações a Mirandela para tratar de assuntos pessoais.

A CP garante que a oferta disponível a partir da próxima semana "responde às necessidades de mobilidade local e favorece-se a promoção turística da região".

O anúncio do retomar do serviço surge depois de se terem gerado receios de que este troço não reabriria mais e o restante estava também condenado ao encerramento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados