Algarve: taxa de natalidade é das mais altas - TVI

Algarve: taxa de natalidade é das mais altas

  • Portugal Diário
  • 8 mar 2008, 16:25
Portuguesas têm cada vez menos filhos

Região registou 11,5 nascimentos por cada mil habitantes. Imigrantes contribuem

Relacionados
O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior taxa de natalidade, a par dos Açores e da Madeira, indicam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) que poderão ser explicados pelo contributo dos imigrantes, informa a Lusa.

Segundo os mais recentes dados do INE, em 2006 a região do Algarve registou 11,5 nascimentos por cada mil habitantes, enquanto a média nacional se ficou por 10 nascimentos por cada mil habitantes.

CDS-PP quer um Estado «amigo das famílias»

Prematuros: pequenas grandes vitórias

Os imigrantes têm uma influência crescente nestes dados uma vez que, segundo a Administração Regional da Saúde (ARS) do Algarve, cerca de 20 por cento dos bebés que nasceram no Algarve são filhos de mãe estrangeira, na maioria de mulheres brasileiras e ucranianas.

Prematuros sobrevivem em serviço único

A Neonatologia do Hospital Central de Faro é a única que na região recebe prematuros com menos de um quilo e meio. Ajuda 50 bebés por ano a sobreviver a um parto muito precoce e a taxa de sucesso é superior à média nacional em parâmetros como a mortalidade.

A unidade no Algarve registou, em 2006, 44 bebés com menos de 1.500 gramas e em 2007 assistiu um total de 348 bebés a precisar de cuidados intensivos neonatais, fosse por parto prematuro, fosse com outras complicações.

100 mil euros em equipamento

A Unidade de Cuidados Intensivos de Neonatologia do Hospital de Faro modernizar-se este ano, investindo cerca de 100 mil euros em novo equipamento, disse fonte oficial.

A responsável da unidade frisou que o serviço tem equipamento moderno e está bem apetrechado, mas há a necessidade de renovar algum equipamento, como um novo e mais moderno ecógrafo ou ainda novos tipos de ventilação e de monitorização cerebral.
Continue a ler esta notícia

Relacionados