Linha Saúde 24 com acordo para resolver conflitos laborais - TVI

Linha Saúde 24 com acordo para resolver conflitos laborais

«Saúde 24»: Enfermeiros despedidos falam em perseguição

DGS e administração da operadora reuniram-se esta sexta-feira

Relacionados
Num comunicado conjunto, o director-geral da Saúde, Francisco George, e o presidente do Conselho de Administração da empresa operadora da Linha Saúde 24, José Nunes Coelho, informam que, depois de se terem reunido esta sexta-feira, chegaram a uma «plataforma de entendimento para a célere resolução de problemas de natureza laboral», noticia a Lusa.

A solução, acrescentam, passa pela «reanálise do processo de classificação e de dispensa de prestadores de serviços».

A administração da Linha Saúde 24 dispensou no início do ano quatro enfermeiros e anunciou que não vai renovar os contratos de três outros, que terminam em Março.

Os funcionários acusam a administração de estar a despedi-los por terem denunciado o «caos organizativo» da instituição, o que é negado pela administração.

Os problemas laborais na Saúde 24 levaram quarta-feira o director-geral da Saúde a admitir a possibilidade de não renovar o contrato com a empresa LCS (Linha Cuidados de Saúde).

Na quinta-feira, em entrevista à Lusa, o administrador delegado da empresa, Ramiro Martins, manifestou-se surpreendido com as declarações de Francisco George, uma vez que o serviço tem apresentado bons resultados.

«A LCS ganhou o contrato da Linha 24 em 2007 e desde essa altura temos vindo a trabalhar ininterruptamente com índices de satisfação dos utentes excepcionalmente elevados, através de inquéritos que apontam para que mais de 95 por cento dos utentes estão totalmente satisfeitos», garantiu o responsável.

Salientou ainda que a própria Direcção-Geral de Saúde (DGS) tem «a capacidade de regularmente verificar e auditar o funcionamento da linha e tem atribuído classificações entre o bom e o muito bom».

No comunicado desta sexta-feira, Francisco George e José Nunes Coelho sublinham que «a qualidade do serviço prestado pela Linha Saúde 24 tem sido assegurada de forma eficiente e responsável pela LCS, como sempre foi oficialmente assumido».

Numa iniciativa do Ministério da Saúde, a Linha Saúde 24 foi criada em 2007 para dar assistência em cuidados de saúde, fazendo triagem e aconselhamento dos utentes, tendo em vista evitar que estes se desloquem aos hospitais e centros de saúde sem necessidade.

Desde o seu arranque, mais de 800.000 pessoas ligaram para a linha telefónica Saúde 24 (808242424).
Continue a ler esta notícia

Relacionados