Guarda: alunos deficientes sem apoio - TVI

Guarda: alunos deficientes sem apoio

  • Portugal Diário
  • 3 jan 2008, 17:52

Sindicato dos Professores da Região Centro denuncia dispensa de 20 tarefeiras

Relacionados
O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) acusou esta quinta-feira a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) de dispensar cerca de duas dezenas de tarefeiras que apoiavam «largas dezenas» de alunos com necessidades educativas especiais, refere a Lusa.

Segundo Sofia Monteiro, dirigente do executivo distrital da Guarda do SPRC, a situação atinge escolas básicas dos concelhos de Guarda e Manteigas, que apoiam crianças e jovens com problemas de audição, dificuldades de mobilidade, autismo e trissomia 21, entre outros.

«A ordem de corte das tarefeiras, pagas à hora pelo Ministério da Educação, emanou da DREC e os Agrupamentos foram avisados por e-mail», disse a sindicalista, considerando tratar-se de uma situação incompreensível.

«São crianças com deficiências várias e, perante esta situação, não podem frequentar as escolas porque precisam de acompanhamento permanente», referiu, lembrando que «o apoio em permanência é condição para as crianças estarem nas escolas, de acordo com o princípio da escola inclusiva».

As tarefeiras, segundo o sindicato, exercem funções «tão importantes como a prestação de cuidados de higiene e limpeza, segurança, vigilância, apoio à mobilidade, entre outros, dando um insubstituível contributo para a sua inclusão escolar e educativa».

Adiantou que o SPRC vai apurar junto da DREC qual a solução que vai ser encontrada para que as crianças frequentem as escolas «porque estas tarefeiras são essenciais à permanência das crianças nas escolas».

«Retirando-se o suporte que permite que as crianças estejam na escola, estas crianças vão passar a ficar em casa? Como se vai resolver o problema destes pais que querem o melhor para os seus filhos?», questiona Sofia Monteiro.

A sindicalista admite que possa haver algum equívoco, mostrando-se esperançada de que possa ser resolvido nos próximos dias.

A medida atinge o Agrupamento de Escolas de Manteigas, EB1 de Santa Zita, Agrupamento da Sequeira, EB 1 de Bonfim/Agrupamento de Santa Clara, EB 1 das Lameirinhas e Agrupamento de S. Miguel, no concelho da Guarda.

A agência Lusa tentou durante a tarde obter explicações junto do representante da DREC na Guarda, António Maximino, o que não foi possível até ao momento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados