Governo admite recrutar docentes sem experiência - TVI

Governo admite recrutar docentes sem experiência

  • Portugal Diário
  • 21 nov 2007, 15:19

Não há professores desempregados com formação para o ensino especial, diz secretário de Estado

Relacionados
O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, negou existirem professores desempregados com formação para apoiar crianças deficientes, razão pela qual estão a ser recrutados docentes sem experiência em Educação Especial, noticia a Lusa.

No início do mês, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) acusou a tutela de colocar 140 docentes com «horário-zero» e sem formação específica no apoio a crianças com necessidades educativas especiais para não ter de contratar professores especializados que estão no desemprego, o que classificou como uma «ilegalidade».

Confrontado pelos jornalistas no final da Comissão Parlamentar de Educação, o secretário de Estado garantiu que «não há nenhuma opção [da tutela] de não querer contratar professores de Educação Especial».

«Já não há professores no concurso para colocar no quadro de Educação Especial, além de sete que concorreram para escolas onde não havia necessidade. Como não há, o que estamos a fazer é ir buscar professores sem funções lectivas para dar o apoio», explicou Valter Lemos, adiantando que tal «sempre se fez».

Admitindo que, já esta semana, serão colocados mais 35 professores sem formação especializada no apoio a crianças deficientes, o responsável ressalvou, contudo, que todos os docentes nesta situação são devidamente «enquadrados» por um colega de Educação Especial, que garantiu existir em todos os agrupamentos de escolas.

«Sempre que for detectada uma criança [com necessidades educativas especiais] sem apoio, destacaremos todos os meios disponíveis para garantir que ela tem apoio. Se o sindicato diz que existe uma ilegalidade, então que a participe, mas eu não tenho conhecimento de que esteja a ser praticada qualquer ilegalidade», afirmou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados