«Recuo» de ministra é «vitória» de alunos - TVI

«Recuo» de ministra é «vitória» de alunos

Protesto nacional de alunos contra novo Estatuto

Delegação Nacional das Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico considera que existe mais aspectos a melhorar no Estatuto do Aluno

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Os estudantes consideram uma «vitória» o despacho assinado domingo pela Ministra da Educação sobre o regime de faltas e admitem que este «recuo» funciona como uma «motivação» para os alunos «lutarem mais».

Em declarações à Lusa, o porta-voz da Delegação Nacional das Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico, André Martelo, considerou hoje uma «vitória» o despacho sobre o regime de faltas que desobriga os alunos com faltas justificadas à realização de um exame suplementar.

«É uma vitória concreta. É um sinal de que as coisas andaram para trás. Houve um recuo», disse André Martelo.

Para o representante das associações de estudantes, esta decisão ministerial «funciona como uma motivação para continuar, para os alunos lutarem mais».

Mais questões para serem revistas

«Temos de lutar mais para ter mais resultados», disse, explicando que além do estatuto do aluno, no qual se insere o regime de faltas, existem outras questões que os estudantes querem ver revistas.

Os alunos dizem-se preocupados com a falta de educação sexual nas escolas e com o elevado «custo do Ensino que aumenta de ano para ano com o preço dos livros a atingirem valores incomportáveis para as famílias». Para eles, os exames nacionais «não passam de uma barreira elitista» que «deixam milhares de estudantes à porta do ensino superior».

No domingo, o secretário de Estado Valter Lemos explicou que os alunos com faltas justificadas têm que passar por uma avaliação «de forma simplificada» que permita ao professor aferir as matérias em que não aprendeu durante a ausência às aulas para que a escola possa estabelecer «medidas de apoio na sua recuperação».

«Quando há faltas justificadas, a prova de recuperação que o aluno tenha que fazer relativamente às aprendizagens que não tenha feito no período de ausência destina-se exclusivamente ao diagnóstico por parte do professor das aprendizagens não feitas para o estabelecimento de medidas de apoio por parte do professor e da escola para recuperação do aluno», sublinhou.
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