Máquinas Malvadas «atacam» Lisboa - TVI

Máquinas Malvadas «atacam» Lisboa

  • Portugal Diário
  • João Carneiro da Silva
  • 11 jan 2008, 21:55

Vídeo:«Evil Machines», de Terry Jones, tem estreia mundial no São Luiz

Relacionados
E se um dia o seu aspirador se recusasse a trabalhar e decidisse dominar o planeta Terra? Num mundo onde as máquinas e os humanos comunicam entre si, um cientista louco constrói máquinas com o objectivo de controlar tudo e todos.

Este é o mote para «Evil Machines», o musical do Monthy Python Terry Jones e do compositor português Luís Tinoco, e que tem estreia mundial, este sábado, no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa.





A ideia surgiu na cabeça de Terry Jones «por acaso», como contou o comediante britânico ao PortugalDiário: «É um pouco embaraçoso contar como surgiu esta ideia. Estava eu a Conduzir pelas ruas de Londres, quando fiquei parado num semáforo vermelho e pensei: 'máquinas malvadas' (evil machines). E resolvi que esse seria um bom título para uma peça ou um filme».

Segunda colaboração Jones/Tinoco

Esta é o segundo trabalho entre Terry Jones e Luís Tinoco, depois da colaboração na peça «Contos Fantásticos». O compositor confessou que a experiência «foi ainda melhor do que a primeira vez» e ambos mostraram-se entusiasmados em voltar a colaborar no futuro. (ver fotografias)



Tinoco falou ainda do desafio de transformar um texto de 80 páginas numa partitura de 250, feito inédito na sua carreira. O maestro Cesário Costa dirige a Orquestra Metropolitana de Lisboa, num musical com figurinos de Vin Burnham («O Regresso de Batman» e «O Quinto Elemento»), coreografia de Paulo Ribeiro e cenografia de Hernâni Saúde.

O elenco é composto pelos cantores líricos Ana Paula Russo, Ana Quintans, Carla Simões, Fernando Guimarães, João Oliveira, João Martins, João Merino, José Lourenço, Marco Alves dos Santos, Mário Redondo, Raquel Camarinha e Sara Braga Simões.

Falado e cantado em inglês - com legendas em português - «Evil Machines» vai estar em cena no São Luiz até dia 3 de Fevereiro. Para 27 de Janeiro está reservada uma sessão especial com interpretação em língua gestual portuguesa.

Monty Python

Perto de completar 66 anos de idade, Terry Jones é autor de vários de ficção, muitos deles para crianças, para além de assinar a realização de filmes e séries televisivas. Mas é aos Monty Python que o comediante natural do País de Gales ficará, inevitavelmente, ligado para sempre.

Questionado sobre um possível regresso do grupo ao activo aquando do 40º aniversário da série «Flying Circus», Terry Jones admitiu ser bastante improvável que os Monty Python voltem a trabalhar juntos. (ver vídeo)

«Talvez nos possamos reunir para um almoço ou um jantar, mas duvido que nos juntemos de novo para escrever», explicou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados